Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2200
Título: Governança judicial no tribunal de justiça no Estado de Rondônia
Autor(es): Junior Cremasco, Deyvid
Palavras-chave: Governança Judicial
Tribuna
PoderJudiciário
Data do documento: 2016
Citação: JUNIOR CREMASCO, D. Governança judicial no tribunal de justiça no Estado de Rondônia. 2016. 79 f. : il. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: O Judiciário brasileiro tem mudado sua perspectiva de atuação, havendo nos últimos anos grande preocupação com a produtividade, celeridade e efetividade, critérios de valoração de seu desempenho. Concepções de teorias organizacionais passaram a ser adotadas para melhoria na prestação de serviços. A governança corporativa surgiu como conjunto de práticas de boa gestão embasadas em modelo teórico próprio, sendo adotada nas grandes corporações. Seu êxito produziu sua adaptação para o setor público, surgindo a governança pública que tem preceitos similares com desenvolvimento de elementos diferenciados pela peculiaridade de sua área de atuação. As práticas e preceitos de governança têm sido adotadas pelos Tribunais como forma de melhoria de seu desempenho.Akutsu e Guimarães (2014) estudam a atuação do judiciário brasileiro sob a perspectiva das governanças, buscando suas bases na Teoria dos Custos de Transação e na Teoria da Agência, e desenvolvendo modelo teórico-metodológico próprio para análise da atuação dos tribunais, a Governança Judicial, ―conjunto de políticas, processos, costumes, atitudes, ações, comportamentos e decisões necessário ao controle de organizações do Poder Judiciário‖, que desdobra-se em 7 construtos: Ambiente Institucional, Accountability, Acessibilidade, Independência, Recursos e Estrutura, Práticas de Governança e Desempenho. A presente pesquisa, a partir desse modelo teórico-metodológico investiga o nível de governança judicial no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, utilizando-se a mesma ferramenta de coleta de dados,aplicada à população de magistrados, apresentando como resultados nível razoável desta Corte no que se refere às práticas de governança, destacando-se a influência da dimensão ―Recursos e Estrutura‖ no desempenho, além de apresentar coeficiente de correlação entre as variáveis que reforçam o modelo metodológico de Akutsu e Guimarães (2014).
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Tomás Daniel Menendez Rodriguez
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2200
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DEYVID CREMASCO.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.