Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2211
Título: Implantação de métodos para detecção de proteínas de membrana de eritrócitos infectados por plasmodium falciparum como possíveis alvos da resposta imunológica distinta em pacientes assintomáticos para malária
Autor(es): Silva, Rodrigo Simões
Palavras-chave: Malária falcípara
Data do documento: 2011
Citação: SILVA, R. S. Implantação de métodos para detecção de proteínas de membrana de eritrócitos infectados por plasmodium falciparum como possíveis alvos da resposta imunológica distinta em pacientes assintomáticos para malária. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011.
Resumo: Mesmo após 130 anos da descoberta do agente causador da malária, cerca de 250 milhões de pessoas, com aproximadamente 1 milhão de mortes, ainda são acometidas por malária todos os anos. Na tentativa de encontrar uma forma de alterar este cenário, este trabalho buscou subsídios através de metodologias para detecção de proteínas da membrana de hemácias infectadas por Plasmodium falciparum, com diferentes determinantes imunoquímicos relevantes para a resposta imunológica humoral diferencial em pacientes assintomáticos. Realizou-se uma comparação, através de eletroforese e western blot, do perfil de imunorreatividade para diferentes tipos de soros de pacientes infectados nas condições clínicas evidentes sintomáticas e assintomática. Foi padronizado o método de separação por eletroforeses uni- e bi-dimensional, bem como o método de identificação de proteínas imunorreativas por western blot. Os resultados obtidos mostraram uma grande diferença do perfil de resposta imunológica entre indivíduos sintomáticos e assintomáticos. Foram marcadas proteínas da membrana de eritrócitos infectados por P. falciparum imunorreativas para soro de paciente assintomático, que, após processo de identificação poderão ser úteis para o entendimento da aquisição da proteção humoral em pacientes assintomáticos. Em eletroforese 2D, observou-se um grande número de spots, mostrando que este método é útil e será utilizado para separação destas proteínas de interesse para identificação futura. Além disso, a técnica de western blot associada a separação em 2D, revelou um número de proteínas imunorreativas maior, quando comparado com aquele proveniente da eletroforese unidimensional. A importância do reconhecimento por anticorpos das proteínas e sua relação a proteção/suscetibilidade de doadores de plasma é discutida.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Prof. Dr. Rodrigo Guerino Stábeli.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2211
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Implantação de métodos para detecção de proteínas (Rodrigo Silva & Rodrigo Stábeli) (1).pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.