Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2214
Title: Análise espacial e epidemiológica da malária no município de Candeias do Jamari no estado de Rondônia
Authors: Nascimento Filha, Maria Teixeira do
Keywords: Malária
Candeias do Jamar
Epidemiologia
Análise espacial
Issue Date: 2015
Citation: NASCIMENTO FILHA, Maria Teixeira do. Análise espacial e epidemiológica da malária no município de Candeias do Jamari no estado de Rondônia. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Abstract: A malária é uma das principais doenças infecto-parasitárias do mundo. No Brasil 99,7% dos casos notificados ocorrem na Amazônia Legal, cuja área possui característica geográfica e ecológica propensa à transmissão da doença. Para entender estes padrões, ferramentas de análise espacial vêm sendo ultimamente utilizadas, para auxiliar no monitoramento e controle dessa doença. O presente estudo analisou a distribuição da incidência da malária no município de Candeias do Jamari, localizada no Estado de Rondônia, utilizando as ferramentas do SIG (Sistemas de Informações Geográficas), para dar suporte no controle e vigilância da doença na região. Os dados sobre os casos de malária, população e localidades foram obtidos no Sistema de Vigilância Epidemiológica da malária (SIVEP-Malária). O banco de dados foi gerado no software MS Excel®. As informações cartográficas do município, foram obtidas através homepages de domínio público, disponibilizados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência Nacional das Águas (ANA). Com o uso de equipamento portátil (GPS) foi possível determinar as coordenadas geográficas das localidades do município. As localidades georreferenciadas foram exportados para software GPS TrackMaker® para construção de mapas digitalizados do município de Candeias do Jamari. Para a análise espacial foram utilizados os dados da Incidência Parasitária anual do período de 2008 a 2013 de cada localidade. A análise espacial foi realizada por meio do programa Terra View® versão 4.2.0, utilizando o método de estimativa de densidade de Kernel, que gera uma superfície de densidade que permite a identificação de áreas quentes. Neste estudo foram identificadas e georreferenciadas as 84 localidades do município de Candeias do Jamari cadastradas no SIVEP-Malária. Destas, as rurais responderam por 68,1% dos casos de malária em 2008 e de 54,9% ao longo de 2013. No perímetro urbano do município, no entanto, foi observado um aumento gradativo na proporção de casos de malária no mesmo período, atingindo 45,1% em 2013. A análise espacial mostrou que os bairros Satélite e Santa Izabel apresentaram maior intensidade para incidência da malária nos períodos de 2012 e 2013. O presente estudo demonstrou que está ocorrendo mudanças no padrão da distribuição da malária no município de Candeias do Jamari, da área rural para o perímetro urbano. A técnica de Kernel se mostrou uma ferramenta eficiente para direcionar as tomadas de decisão no controle e vigilância da malária na região.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de pós-graduação em Biologia Experimental da Universidade Federal de Rondônia como requisito para obtenção do título de Mestre.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2214
Appears in Collections:PGBIOEXP/PVH - Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.