Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2214
Título: Análise espacial e epidemiológica da malária no município de Candeias do Jamari no estado de Rondônia
Autor(es): Nascimento Filha, Maria Teixeira do
Palavras-chave: Malária
Candeias do Jamar
Epidemiologia
Análise espacial
Data do documento: 2015
Citação: NASCIMENTO FILHA, M. T. do. Análise espacial e epidemiológica da malária no município de Candeias do Jamari no estado de Rondônia. 2015. 63f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: A malária é uma das principais doenças infecto-parasitárias do mundo. No Brasil 99,7% dos casos notificados ocorrem na Amazônia Legal, cuja área possui característica geográfica e ecológica propensa à transmissão da doença. Para entender estes padrões, ferramentas de análise espacial vêm sendo ultimamente utilizadas, para auxiliar no monitoramento e controle dessa doença. O presente estudo analisou a distribuição da incidência da malária no município de Candeias do Jamari, localizada no Estado de Rondônia, utilizando as ferramentas do SIG (Sistemas de Informações Geográficas), para dar suporte no controle e vigilância da doença na região. Os dados sobre os casos de malária, população e localidades foram obtidos no Sistema de Vigilância Epidemiológica da malária (SIVEP-Malária). O banco de dados foi gerado no software MS Excel®. As informações cartográficas do município, foram obtidas através homepages de domínio público, disponibilizados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência Nacional das Águas (ANA). Com o uso de equipamento portátil (GPS) foi possível determinar as coordenadas geográficas das localidades do município. As localidades georreferenciadas foram exportados para software GPS TrackMaker® para construção de mapas digitalizados do município de Candeias do Jamari. Para a análise espacial foram utilizados os dados da Incidência Parasitária anual do período de 2008 a 2013 de cada localidade. A análise espacial foi realizada por meio do programa Terra View® versão 4.2.0, utilizando o método de estimativa de densidade de Kernel, que gera uma superfície de densidade que permite a identificação de áreas quentes. Neste estudo foram identificadas e georreferenciadas as 84 localidades do município de Candeias do Jamari cadastradas no SIVEP-Malária. Destas, as rurais responderam por 68,1% dos casos de malária em 2008 e de 54,9% ao longo de 2013. No perímetro urbano do município, no entanto, foi observado um aumento gradativo na proporção de casos de malária no mesmo período, atingindo 45,1% em 2013. A análise espacial mostrou que os bairros Satélite e Santa Izabel apresentaram maior intensidade para incidência da malária nos períodos de 2012 e 2013. O presente estudo demonstrou que está ocorrendo mudanças no padrão da distribuição da malária no município de Candeias do Jamari, da área rural para o perímetro urbano. A técnica de Kernel se mostrou uma ferramenta eficiente para direcionar as tomadas de decisão no controle e vigilância da malária na região.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Prof. Dr. Tony Hiroshi Katsuragawa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2214
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE ESPACIAL E EPIDEMIOLÓGICA DA MALÁRIA (Maria do Nascimento Filha & Dr. Tony Katsuragawa) (1).pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.