Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2216
Título: Á memoria dos esquecidos: história e produção do MEIPE
Autores: Sanches, Maria Elizabete
Palavras-chave: Cânone
História
Movimento Independente
Poesia
Data de publicação: 2015
Citação: SANCHES, Maria Elisabete. Á memoria dos esquecidos: história e produção do MEIPE. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a história e a produção poética do Movimento dos Escritores Independentes de Pernambuco. O início do Movimento, seus eventos de caráter regional e nacional, sua prática de retomada da oralidade, seus simultâneos processos de produção e divulgação da poesia, sua forte relação com a arte popular do Nordeste, serão motivos de investigação. Sabemos que a literatura pósmoderna é herdeira dos diversos procedimentos estilísticos apresentados pelos escritores das famosas Vanguardas Europeias e que a relação entre linguagem e espaço tem se tornado frequente em nossa literatura desde antes do Modernismo. Neste sentido, vamos, a partir do estudo das obras de Francisco Espinhara, Eduardo Martins, Cida Pedrosa, Hector Pellizzi, Fátima Ferreira, Wilson Freire e Marcelo Mário de Melo, investigar como estes autores contribuíram para desmantelar a crença fiel de que literatura é composta apenas de obras canônicas. Qual o traço estilístico-formal comum a esses autores que se reveste como uma teia, onde diversos procedimentos rumam em direção à espacialidade e à contemplação da paisagem urbana e de que maneira a produção destas obras afrontam os esquemas oficiais de divulgação e distribuição dessas obras. Partimos do levantamento dos fatos históricos e culturais em direção ao estudo das obras poéticas dos que formaram o grupo original em Pernambuco para, posteriormente, agregarmos outros autores que se incorporaram às ideias dos Independentes com o objetivo de, ao final, formar um grande painel histórico e artístico da época, resgatando-lhes à memória dos esquecidos.
Descrição: Dissertação de mestrado apresentada ao Núcleo de Ciências Humanas da UNIR em Porto Velho, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, pelo programa de Pósgraduação em Letras. Orientador Prof: Dr. Miguel Nenevê
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2216
Aparece nas coleções:PPGL/PVH - Mestrado em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MARIA SANCHES.pdf10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.