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Título: A compreensão leitora no teste toefl itp: reflexões sobre possível efeitos retroativos a parti de uso das estratégias de leitura por candidatos em Porto Velho
Autores: Santos, Adileide Maria Martins
Martins, Lusinilda Carla P.
Palavras-chave: Proficiência
Competência leitora
Efeito retroativo
Estratégias de leitura
Língua Inglesa
Data de publicação: 2016
Citação: SANTOS, Adileide Maria Martins. A compreensão leitora no teste toefl itp: reflexões sobre possível efeitos retroativos a parti de uso das estratégias de leitura por candidatos em Porto Velho. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Fundação Universidade Federal, Porto Velho, 2016.
Resumo: Esta dissertação enfoca os possíveis efeitos retroativos trazidos aos candidatos ao teste TOEFL ITP, a partir do desempenho na leitura dos textos apresentados na seção ―compreensão de leitura‖ do teste. Para tanto, investigamos os testes de proficiência em LI mais aplicados no Brasil e dentre eles selecionamos o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) versão ITP como corpus desta pesquisa. Partimos da hipótese de que o nível de desempenho com a habilidade de leitura implica efeitos retroativos – positivos ou negativos na vida do candidato ao teste TOEFL ITP. A fundamentação teórica sobre Avaliação de leitura em língua inglesa e efeito retroativo, buscou-se em Matilde Scaramucci (2004; 2009); Leitura em Língua Inglesa, em Totis (1991); Avaliação em Segunda Língua, em Coombe (et. al.). Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um texto aplicado e analisado, escolhido aleatoriamente na amostra de textos do teste TOEFL ITP, disponível na internet pela ETS. Compõem também os dados analisados, as respostas a questionários aplicados a estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Rondônia, bem como, entrevistas realizadas com os mesmos, a fim de obtermos respostas mais fechadas acerca da problemática levantada. Os resultados mostraram que o conhecimento e aplicação das estratégias de leitura, podem contribuir com um bom desempenho do candidato na seção de leitura do teste. Identificou-se ainda que os candidatos que não tiveram um bom rendimento mostraram-se determinados a aprimorar o desenvolvimento da habilidade de leitura, buscando conhecimento das estratégias que pudessem ser aplicadas em uma próxima oportunidade de realização de um teste de proficiência. Dessa forma, esperamos contribuir para o aprimoramento em compreensão de texto em LI, não só dos candidatos ao teste em questão, mas também dos estudantes e professores de língua inglesa da Universidade Federal de Rondônia.
Descrição: Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal de Rondônia – UNIR como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientadora Dra. Lusinilda Carla P. Martins
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2217
Aparece nas coleções:PPGL/PVH - Mestrado em Letras (Dissertações)

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