Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2223
Título: Narrativas orais de experiência pessoal: um enfoque laboviano
Autores: Couto, Regiani Leal Dalla Martha
Vegini, Valdir
Palavras-chave: Narrativa oral
Memória
Mulheres
Experiência
Labov
Data de publicação: 2013
Citação: COUTO, Regiani Leal Dalla Martha. Narrativas orais de experiência pessoal: um enfoque laboviano. 2013. 146 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013.
Resumo: O escopo principal desta dissertação é identificar aspectos linguísticos à luz da ótica laboviana em narrativas orais de experiência pessoal produzidas por mulheres integrantes do Projeto “Mulheres Mil”, em Ji-Paraná, no ano de 2012. Para atingir esse objetivo, valemo-nos das pesquisas bibliográficas e de campo. Embasamo-nos, principalmente, em Labov e Waletzky (1967), Labov (1997), Ferreira Netto (2008), Halbwachs (2006), Candau (2012). Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista livre, com a gravação de quatro narrativas orais de experiência pessoal e o questionário com questões mistas. Seguindo o modelo laboviano, estruturamos a análise do corpus em dois eixos: o formal e o funcional. No primeiro, identificamos a organização temporal, compreendendo as sentenças sequenciais, livres, restritivas, presas e a sentença narrativa. E ainda a estrutura da narrativa em que detectamos: resumo, orientação, complicação/resolução e coda. No segundo, verificamos que essas narrativas apresentam sete categorias: avaliação, relatabilidade, credibilidade, causalidade, atribuição de elogio e culpa, ponto de vista e objetividade. Por se tratar de um estudo hermenêutico, as considerações apresentadas têm caráter especulativo. De todo modo, o estudo das narrativas orais de experiência pessoal dessas quatro informantes, alunas do projeto “Mulheres Mil”, em Ji-Paraná, sob o prisma laboviano, permite resgatar, parcialmente, fragmentos de suas memórias individuais que refletem, em parte, a memória coletiva de mulheres trabalhadoras. Seus relatos revelam como a vida é de fato nesse ambiente em que vivem, ou seja, permeada de euforias, mas também de muitos momentos disfóricos e dramáticos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras/UNIR, por Regiani Leal Dalla Martha Couto, sob a orientação do Professor Doutor Valdir Vegini, como requisito à obtenção do grau de Mestre em Letras.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2223
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO REGIANI COUTO.pdf6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.