Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2228
Título: Intensificação do trabalho docente na Universidade Federal de Rondônia
Autores: Oliveira, Rafael Antônio Ramos de
Barba, Clarides Henrich de
Palavras-chave: Intensificação do Trabalho Docente
Neoliberalismo
Reestruturação Produtiva
Reforma do Estado
Universidade Federal de Rondônia
Data de publicação: 2017
Citação: OLIVEIRA, Rafael Antônio Ramos de. Intensificação do trabalho docente na Universidade Federal de Rondônia. 2017. 207 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: Esta dissertação aborda o processo de intensificação do trabalho docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), buscando compreender o fenômeno a partir das políticas que vêm afetando o processo de trabalho e sobrecarregando o professor universitário. Ainda, objetiva verificar como “compreender o processo de intensificação do trabalho docente na UNIR com base na análise das condições materiais de trabalho para o exercício e desenvolvimento profissional, tendo como objetivos específicos: 1) apresentar uma síntese histórica da universidade pública no Brasil e suas articulações com o capital; 2) analisar as Reformas educacionais do ensino que modificaram a organização do trabalho docente nas universidades federais; 3) identificar e analisar o processo de intensificação e precarização do trabalho docente na UNIR e seus vínculos com as transformações em curso no âmbito das relações de produção. Desta forma, primando pelo alcance dos objetivos propostos, buscamos a realização de um estudo teórico que apontasse os desdobramentos das transformações ocorridas na relação entre capital e trabalho a partir da década de 1970, que impactaram direta ou indiretamente na educação, sobretudo na Reforma do Estado modificando o ensino superior brasileiro, com o auxílio dos autores: Antunes (2001), Rosso (2008), Sguissard e Silva Jr (2009), Minto (2006;2014), Chauí (2001;2003), Mancebo (2013), Bosi (2011; 2012), Marx (1985, 1996, 2007), e outros. Para isso, fez-se necessário um aprofundamento em torno da materialidade oferecida para atuação docente por meio de um questionário on-line que aplicamos a 13 professores do Núcleo de Ciências Humanas no Campus de Porto Velho, e uma entrevista com 7 chefes de Departamento do mesmo Núcleo. Também deve-se levar em consideração o advento das novas tecnologias, as restruturações produtivas, as reformas neoliberais, a mundialização do capital financeiro, o taylorismo/fordismo, o toyotismo, as implicações no mundo do trabalho, a precarização do trabalho na sociedade capitalista de produção que desenha o cenário das relações de produção e que afetam diretamente àqueles que vendem a sua força de trabalho, cada vez mais explorados por este sistema, sendo de suma importância à compreensão da intensificação do trabalho docente. Por conseguinte, o trabalho docente faz parte desse processo de precarização e intensificação do trabalho em geral, com especificidades, sofrendo com as políticas de redução de custos e ataque ao ensino superior público, sob uma gestão inspirada no liberalismo de desobrigação do Estado com os serviços sociais entre elas e a educação, bem como as condições de trabalho calcadas na produtividade, eficiência, flexibilidade, precariedade para os professores universitários culminando no aumento de intensidade no trabalho que atinge a prática educativa de qualidade e que atendem aos interesses das camadas populares.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação, vinculado ao Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito para a obtenção da qualificação de Mestre em Educação.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2228
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação / PVH. Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTA__O___RAFAEL_ANT_NIO_RAMOS_DE_OLIVEIRA_437837321.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.