Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2230
Título: O ensino médio integrado ao ensino técnico: expectativas e desafios apresentados aos filhos de camponeses
Autores: Santos, Silvana de Fátima dos
Souza, Marilsa Miranda de
Palavras-chave: Ensino médio integrado
Ensino técnico Agropecuário - IFRO
Data de publicação: 2017
Citação: SANTOS, Silvana de Fátima dos. O ensino médio integrado ao ensino técnico: expectativas e desafios apresentados aos filhos de camponeses. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: Este trabalho trata das expectativas e os desafios apresentados aos jovens filhos de camponeses ingressos no Curso Técnico Integrado em Agropecuária no IFRO de Ariquemes. A pesquisa traz a discussão sobre trabalho, educação e as perspectivas de formação humana que têm sido moldadas, em cada período histórico, por políticas públicas educacionais formuladas em consonância com a necessidade do modo de produção vigente. Enfatiza-se as reformas educacionais ocorridas a partir da década de 1990 e as interferências do Banco Mundial na profissionalização no ensino médio. A questão norteadora da pesquisa tem como premissa investigar se as políticas de articulação entre ensino médio integrado e ensino técnico, da maneira como têm sido propostas e implementadas no IFRO, após a implementação do Decreto nº 5.154/2004, efetivam-se como condição para a formação integral dos jovens filhos de camponeses. O objetivo geral é compreender se as políticas públicas educacionais voltadas para o ensino médio integrado ao ensino técnico têm se efetivado como condição de formação integral dos jovens, filhos de camponeses, identificando os desafios por eles enfrentados para o ingresso e a permanência no curso. Para a consecução da investigação, utilizou-se o método do Materialismo Histórico-Dialético e suas categorias de análise: contradição, totalidade, imperialismo, trabalho e educação. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2015 a dezembro de 2016, por meio de três instrumentos básicos: a análise documental, o questionário com questões abertas e fechadas que teve como sujeitos seis professores e dez alunos e a entrevista semiestruturada realizada com três alunos e um pedagogo. Na análise dos documentos orientadores do ensino médio integrado, buscou-se compreender as contradições evidenciadas entre as proposições e a realidade, assim como os sentidos atribuídos às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia e o conceito de integração que perpassa este nível de ensino. Em via da compreensão dos fatos em sua totalidade, são tratados os aspectos relacionados à colonização, à questão agrária no Estado de Rondônia e ao processo de implantação do IFRO, além dos conflitos gerados na luta pela terra. Nos dados coletados junto aos filhos de camponeses, evidencia-se o enfrentamento de diversos desafios em busca da consecução dos seus estudos. Dentre eles estão: a distância da família, a defasagem que trazem do ensino fundamental, a ampliação do tempo na escola que não lhes possibilitam contribuir financeiramente com o sustento da família, o distanciamento dos conhecimentos teóricos e os que já possuem sobre a prática, entre outros. A pesquisa permite concluir, dentro dos seus limites, que a política de formação técnica não oferece educação integral, mas apenas de tempo integral; tem como primazia a Teoria do Capital Humano; está articulada aos interesses da agricultura extensiva produzida pelo agronegócio e pouco contribui com o desenvolvimento da agricultura camponesa o que, consequentemente, contribui para que os filhos dos camponeses não permaneçam no campo e se distanciem da classe à qual pertencem.
Descrição: Dissertação apresentada, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Rondônia. Área de concentração Política e Gestão Educacional
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2230
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação / PVH. Dissertações

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