Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2263
Título: A audiência de custódia no atendimento ao flagranteado frente ao sistema carcerário contemporâneo
Autores: Nascimento, Cleide Coitinho
Palavras-chave: Prisão
Audiência de custódia
Convenção Americana de Direitos Humanos
Processo penal
Data de publicação: 2017
Citação: NASCIMENTO, Cleide Coitinho. A audiência de custódia no atendimento ao flagranteado frente ao sistema carcerário contemporâneo. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: A Audiência de Custódia é uma via de contato da pessoa presa com o juiz, pouco tempo depois de sua prisão, que consiste no direito que a pessoa presa em flagrante possui de ser conduzida, sem demora à presença de uma autoridade judicial que irá analisar se os direitos fundamentais dessa pessoa foram respeitados e se a prisão em flagrante foi legal ou se deve ser relaxada (art. 310, I, do CPP), e se a prisão cautelar deve ser decretada (art. 310, II) ou se o preso poderá receber a liberdade provisória (art. 310, III) ou medida cautelar diversa da prisão (art. 319). Tal instrumento processual é previsto na Convenção Americana de Direitos Humanos (CADH), que ficou conhecida como "Pacto de San Jose da Costa Rica", promulgada no Brasil pelo Decreto 678/92. Embora o Código de Processo Penal ainda não disponha de previsão sobre tema, em 15 de dezembro de 2015 o Conselho Nacional de Justiça através da Resolução 213, regulamentou o procedimento da audiência de custódia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador Prof. Esp. Antônio Paulo dos Santos Filho
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2263
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEIDE COITINHO NASCIMENTO .pdf786,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.