Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2278
Título: Transparência pública: análise dos instrumentos de transparência e controle social no município de Cacoal-RO
Autor(es): Souza, Dny Sandra da Silva
Palavras-chave: Transparência pública
Controle social
Índice de transparência pública
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA, Dny Sandra da Silva. Transparência pública: análise dos instrumentos de transparência e controle social no município de Cacoal-RO. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: A divulgação de informações dos atos da administração pública nos portais de transparência juntamente com a participação e o acompanhamento popular, completa o ciclo da efetiva Transparência Pública. A normativa IN. 52/2017/TCE-RO, que atende e regula os portais de transparência dos municípios de Rondônia, ainda esta no seu primeiro ano de vigência. Nesse ínterim o artigo teve por objetivo identificar os instrumentos de transparência e controle social, adotados pelo município de Cacoal-RO e como contribuem para o índice de transparência pública. Para tanto, adotou-se pesquisa qualitativa exploratório-descritiva com pesquisa bibliográficae documental, para complementar os dados adotou-se entrevistas por meio de roteiro semiestruturado a servidor do setor de Coordenação de planejamento e Controle, ao Coordenador de Contabilidade do município e a lideres de alguns bairros de Cacoal. Os resultados indicam que hánecessidade de maior engajamento pelo poder público municipal, no quesito de atrair, facilitar e divulgar ao cidadãoos instrumentos para o acesso e exercício do efetivo controle e participação social, devidoao não conhecimento dos poucos entrevistados acercadesses instrumentos.No entanto perante auditoria à luz da IN. 52/2017/TCE-RO e Leis vigentes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), o município de Cacoal apresenta índice de transparência em nível elevado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2278
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transparência pública analise dos instrumentos de transparêcia e controle social do município de .pdf544,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador