Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/231
Título: Imunidades e isenções tributárias às entidades de assistência social do município de Cacoal - RO
Autor(es): Braun, Renato
Palavras-chave: Terceiro setor
Isenção tributária
Entidades assistencialistas
Data do documento: 5-Dez-2011
Citação: BRAUN, Renato. Imunidades e isenções tributárias às entidades de assistência social do município de Cacoal - RO. 2011. 35 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar se as entidades assistencialistas utilizam as imunidades e isenções tributárias concedidas às mesmas por meio de dispositivos constitucionais como forma de benefícios fiscais contributivos ao fomento de ações sociais, praticadas pelas organizações do terceiro setor, bem como as dificuldades apontadas pelos gestores para seu gozo e o impacto econômico causado pelo não conhecimento das imunidades e isenções. Para tanto, a metodologia utilizada foi o método dedutivo, utilizando-se como técnicas de coletas de dados levantamento bibliográfico e documental para os embasamentos legais que abordam o tema proposto e ainda, com aplicação de questionário composto por perguntas abertas e fechadas aos gestores de 5 entidades assistencialistas de Cacoal, referente a utilização das imunidades e isenções tributárias. Após análise dos resultados desta pesquisa, constatou-se que na maioria das entidades utilizam pelo menos um dos benefícios fiscais permitidos em lei. Os resultados do estudo demonstram que os gestores apontam o processo para a contemplação dos benefícios como burocrático. Em reflexo disto, três das cinco entidades pesquisadas acabam arcando indevidamente com despesas tributárias, mesmo sendo elas imunes e isentas de acordo com a lei.
Descrição: Artigo de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Cacoal como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Esp. Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/231
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato Braun.pdf6,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador