Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2312
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Ferreira, Jocilei Pantoja | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-22T20:11:13Z | - |
dc.date.available | 2018-10-22T20:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, J. P. O fracasso escolar em escolas públicas municipais de Ariquemes-RO: uma análise foucaultiana. 2017, 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2312 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) M.e. Maria Auxiliadora Máximo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo monográfico tem como objetivo discutir o fracasso escolar e suas causas em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Ariquemes-RO, apresentando como suporte teórico diversas produções científicas, que abordam este assunto. Dentre elas: Collares e Moysés (1992), Hoffman (2001), Mezomo (1999), Noronha (2014), Patto (1990), Soares (1999) e sobretudo Foucault e seus colaboradores. A ferramenta metodológica utilizada como instrumento investigativo foi a arqueogenealogia foucaultiana, e a pesquisa de campo foi realizada em três escolas da rede pública municipal de Ariquemes-RO e alcançou aproximadamente 150 alunos e 8 professores. Nesse período houve observações, entrevistas gravadas e a participação do pesquisador no cotidiano escolar do público alvo. O fracasso escolar é considerado um fenômeno antigo e as suas causas, conforme o estado da arte são as mais variadas. Entender na prática como esse fenômeno se desenvolve e o que os profissionais da Educação definem como sendo fracasso escolar é essencial, pois o surgimento durante a investigação de novos conceitos poderá contribuir com o combate e consequentemente a redução desse fenômeno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2017-12-28T15:03:36Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA, P. J..pdf: 843962 bytes, checksum: c3e04ce0bd25a03dc3280a6974e17c6b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2018-10-22T20:10:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA, P. J..pdf: 843962 bytes, checksum: c3e04ce0bd25a03dc3280a6974e17c6b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-22T20:11:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA, P. J..pdf: 843962 bytes, checksum: c3e04ce0bd25a03dc3280a6974e17c6b (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Arqueogenealogia | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Foucault | pt_BR |
dc.title | O fracasso escolar em escolas públicas municipais de Ariquemes-RO: uma análise foucaultiana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA, P. J..pdf | Artigo principal | 824,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.