Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2330
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Sirlei De Paula-
dc.date.accessioned2018-10-30T13:12:24Z-
dc.date.available2018-10-30T13:12:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, S. de P. Inclusão escolar de um aluno autista do início da escolarização ao ensino fundamental: um relato de experiência. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2330-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Esp. Fernanda Emanuelle Souza de Azevedo.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresentaremos o tema Inclusão Escolar de um Aluno Autista do Início da Escolarização ao Ensino Fundamental, com Relato de Experiência. A inclusão escolar é um direito assegurado por lei a todos que por quaisquer que sejam os motivos tenham algum tipo de necessidade específica no que se refere ao ensino aprendizagem. Sabe-se também que existe certo distanciamento entre ter direitos assegurados por leis e de fato o aluno ter esses direitos garantidos por ela. E é dentro desta perspectiva que essas discussões foram levantadas ao longo desta pesquisa. Através das pesquisas bibliográficas e do relato de experiência percebemos que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que possamos afirmar que o nosso sistema educacional é inclusivo na sua totalidade ou pelo menos que possamos dizer que alunos autistas ou com outras necessidades especiais estão em sua maioria recebendo suporte adequado dentro de suas especificidades. Mas também foi possível perceber que tanto nos autores pesquisados como através do relato de experiência vivenciado por nossa família, que a responsabilidade o afeto e o querer fazer um trabalho educacional diferenciado não estão acima das leis vigentes em torno da educação especial, mas também não podemos negar que estas na verdade são algumas das alternativas usadas por educadores que assumem desafios assim como estes dentro da educação, na perspectiva de transformar o espaço escolar em um ambiente mais humanizado, acolhedor aos diferentes e mais inclusivo. Os resultados diante de tais ações são inúmeras a todos quantos se envolvem, a família, a escola, a sociedade de modo geral onde esse indivíduo está inserido e o próprio aluno são alcançados através de pequenos gestos, mas que no entanto produzem grandes efeitos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectAluno Autistapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titleInclusão escolar de um aluno autista do início da escolarização ao ensino fundamental: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACIE/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Sirlei.pdfTrabalho de Conclusão de Curso661,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.