Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2331
Título: O desenvolvimento psicomotor das crianças e as contribuições no processo de aprendizagem
Autores: Strieski, Beatriz Caroline
Palavras-chave: Criança
Psicomotricidade
Aprendizagem
Data de publicação: 2018
Citação: STRIESK, B. C. O desenvolvimento psicomotor das crianças e as contribuições no processo de aprendizagem. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: A psicomotricidade é importante para o desenvolvimento das crianças em idade escolar da Educação Infantil e é necessária na prática pedagógica do professor? Estes questionamentos foram fomentadores desta pesquisa que tem como objetivo geral: analisar a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento das crianças em fase de escolarização da Educação Infantil. O processo de ensino e aprendizagem nesta etapa de escolarização exige práticas docentes que incorporem os jogos, as brincadeiras e os brinquedos, pois o lúdico é um dos princípios da prática educativa para as idade de 6 meses a 5 anos de idade. Assim, nossos estudos se desdobraram em objetivos específicos, a saber: compreender os conceitos de criança, infância e psicomotricidade e suas evoluções em diferentes contextos históricos; conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor das crianças em fase de Educação Infantil; reconhecer a importância dos jogos e brincadeiras psicomotoras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. A metodologia utilizada foi a bibliográfica qualitativa descritiva tendo como referencial teórico principal Le Bouch (1986), Kishimoto (1994) e Piaget (1996). Resultou dessa pesquisa a confirmação de que com os trabalhos psicomotores a coordenação motora, o equilíbrio, lateralidade e a organização espaço-temporal proporcionam uma condição necessária da criança para alcançar um melhor desenvolvimento cognitivo e a interação com o mundo social, formando habilidades e capacidades psicomotoras que permitem o desenvolvimento da autonomia, aspecto central nas propostas escolares da educação infantil.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Cláudia Justus Tôrres Pereira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2331
Aparece nas coleções:DACIE/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_BEATRIZ TCC.pdfTrabalho de Conclusão de Curso534,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.