Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2332
Título: Dificuldades de aprendizagem: o estado da arte das produções acadêmicas dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena
Autores: Strelow, Vanderli Uecker
Palavras-chave: Produções Acadêmicas
Dificuldades de Aprendizagem
Universidade Federal de Rondônia
Data de publicação: 2018
Citação: STRELOW, V. U. Dificuldades de aprendizagem: o estado da arte das produções acadêmicas dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico e análise dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIR/Vilhena que tem como tema de pesquisa as dificuldades de aprendizagem. Para compor o corpus do meu estudo, procuramos selecionar os trabalhos que tratam da temática no período de 2013 a 2017. Este estudo tem como objetivo verificar as conhecer as concepções adotadas nos trabalhos para discutir as chamadas dificuldades de aprendizagem, tema que têm sido alvo de inúmeras pesquisas na área de Educação e Psicologia. Os dados da pesquisa indicam algumas práticas empregadas no cotidiano escolar que se mantém sem que sejam problematizadas ou minimamente questionadas. Embora os textos apontem para a urgência de repensar a formação inicial dos professores e a necessidade de investimento em políticas de formação continuada, as causas da não aprendizagem continuam centradas no aluno e sua família, mesmo em textos que supostamente utilizam fundamentação teórica de base crítica. Problemas como indisciplina, conflitos familiares, desobediência às normas escolares e falta de interesse pelas aulas ainda são referidos nos materiais analisados como causas do não aprender. Conquanto os autores dos Trabalhos de Conclusão de Curso analisados façam referência a textos clássicos que questionam visões hegemônicas, ainda encontramos referências à “transtornos”, sobretudo a dislexia e TDAH. Os resultados preliminares da pesquisa apontam para a necessidade de pensar a reformulação do projeto pedagógico do curso de Pedagogia visando ao desenvolvimento da reflexão crítica sobre o processo de educação formal, a aprendizagem escolar e a atuação na escola.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Ma. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2332
Aparece nas coleções:DACIE/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_MONOGRAFIA_Final_Vanderli.pdfTrabalho de Conclusão de Curso512,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.