Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorStrelow, Vanderli Uecker-
dc.date.accessioned2018-10-30T14:49:22Z-
dc.date.available2018-10-30T14:49:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSTRELOW, V. U. Dificuldades de aprendizagem: o estado da arte das produções acadêmicas dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhena. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2332-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Ma. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico e análise dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIR/Vilhena que tem como tema de pesquisa as dificuldades de aprendizagem. Para compor o corpus do meu estudo, procuramos selecionar os trabalhos que tratam da temática no período de 2013 a 2017. Este estudo tem como objetivo verificar as conhecer as concepções adotadas nos trabalhos para discutir as chamadas dificuldades de aprendizagem, tema que têm sido alvo de inúmeras pesquisas na área de Educação e Psicologia. Os dados da pesquisa indicam algumas práticas empregadas no cotidiano escolar que se mantém sem que sejam problematizadas ou minimamente questionadas. Embora os textos apontem para a urgência de repensar a formação inicial dos professores e a necessidade de investimento em políticas de formação continuada, as causas da não aprendizagem continuam centradas no aluno e sua família, mesmo em textos que supostamente utilizam fundamentação teórica de base crítica. Problemas como indisciplina, conflitos familiares, desobediência às normas escolares e falta de interesse pelas aulas ainda são referidos nos materiais analisados como causas do não aprender. Conquanto os autores dos Trabalhos de Conclusão de Curso analisados façam referência a textos clássicos que questionam visões hegemônicas, ainda encontramos referências à “transtornos”, sobretudo a dislexia e TDAH. Os resultados preliminares da pesquisa apontam para a necessidade de pensar a reformulação do projeto pedagógico do curso de Pedagogia visando ao desenvolvimento da reflexão crítica sobre o processo de educação formal, a aprendizagem escolar e a atuação na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T13:46:31Z No. of bitstreams: 1 edited_MONOGRAFIA_Final_Vanderli.pdf: 525024 bytes, checksum: ede73fa0500318f59b62d237a65728fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T14:11:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 edited_MONOGRAFIA_Final_Vanderli.pdf: 525024 bytes, checksum: ede73fa0500318f59b62d237a65728fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T14:49:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 edited_MONOGRAFIA_Final_Vanderli.pdf: 525024 bytes, checksum: ede73fa0500318f59b62d237a65728fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-30T14:49:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 edited_MONOGRAFIA_Final_Vanderli.pdf: 525024 bytes, checksum: ede73fa0500318f59b62d237a65728fd (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProduções Acadêmicaspt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem: o estado da arte das produções acadêmicas dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, campus de Vilhenapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_MONOGRAFIA_Final_Vanderli.pdfTrabalho de Conclusão de Curso512,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.