Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2334
Título: Crianças e adolescentes em situação de risco: um estudo exploratório na cidade de Vilhena - RO
Autores: Santos, Rosângela Da Silva Soares
Palavras-chave: Defesa
Garantia de direitos
Crianças e adolescentes
Situação de risco
Data de publicação: 2018
Citação: SANTOS, R. da S. S. Crianças e adolescentes em situação de risco: um estudo exploratório na cidade de Vilhena – RO. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa vinculada ao projeto “Crianças e adolescentes em situação risco pessoal e social no município de Vilhena: cotidiano, trajetórias e políticas públicas”, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) patrocinado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). O município de Vilhena (RO) configura-se como um polo regional em desenvolvimento e em consequência enfrenta diversos problemas envolvendo a violação de direitos de crianças e adolescentes, as colocando em situação de risco. Nota-se, com base nessa informação, o aumento do número de programas e instituições que compõem a Rede de Proteção e Garantia de Direitos, governamentais e não governamentais. Dessa forma, justificou-se a realização deste trabalho baseado na análise dos resultados de pesquisas realizadas entre os anos de 2015 a 2017. Buscando compreender os motivos dessas violações de direitos é que se justifica este trabalho que foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira foi feita a análise de bibliografias que tratam de algumas conceituações sobre pobreza, crianças e adolescentes em situação de risco e de temas correlatos. A segunda tratou da análise dos resultados da pesquisa de campo. Essas análises objetivaram levantar dados que nos possibilitou compreender as principais situações de risco a que estão submetidas às crianças e adolescentes do município, em seus bairros de origem e que podem ser influenciadores da saída de casa, da ocorrência de atos infracionais e de outros casos de violência.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2334
Aparece nas coleções:DACIE/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_TCC Rosangela Soares.pdfTrabalho de Conclusão de Curso738,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.