Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2339
Título: A educação dos surdos: processo de escolarização
Autor(es): Gomes, Maria Geni
Palavras-chave: Educação de Surdos
Processo de Escolarização
Libras
Data do documento: 2018
Citação: GOMES, M. G. A educação dos surdos: processo de escolarização. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: Este trabalho nos apresenta como vem acontecendo à educação dos surdos e o processo de alfabetização ao longo dos tempos. Relata ainda o processo que se dá à surdez e os tipos de surdez, a conceituação e as visões existentes sobre essa temática. Mostra também o processo histórico numa trajetória desde a antiguidade até os dias de hoje, como chegou ao Brasil e as etapas da luta política para que garantissem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua. O Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo que foram os modelos e métodos de atendimentos na educação dos surdos até a atualidade. Apresentar as Leis que regem a inclusão dos surdos, com o objetivo de conhecer os fundamentos históricos que norteou a educação de surdos, para que se possa compreender como se deu a construção da identidade surda, e assim adquirir informações que venham facilitar a interação com a sociedade e compreender o mundo do aluno surdo na escola. A metodologia usada nesse trabalho monográfico foi a pesquisa bibliográfica, baseado em vários autores da área da inclusão de surdos e tendo como resultado a apresentação dos processos de bilinguismo na educação dos surdos, os atendimentos educacionais especializados em seus três momentos didáticos pedagógicos que devem acontecer nesse processo de acordo com documentos oficiais, percebendo assim que as pessoas com Surdez são capazes de aprenderem, se desenvolverem e se tornarem de fato inclusas em todos os níveis de escolaridade. E que a mudança está nas atitudes, nos métodos e recursos escolhidos adequadamente de acordo com suas necessidades.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Esp. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2339
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA GENI GOMES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso549,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.