Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2341
Título: O aluno com altas habilidades/superdotação
Autores: Silva, Aline Nunes Da
Palavras-chave: Altas habilidades
Superdotação
Educação Inclusiva
Atendimento
Data de publicação: 2018
Citação: SILVA, A. N. da. O aluno com altas habilidades/superdotação. 35 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo abordar questões acerca de crianças com altas habilidades/superdotação no contexto escolar. O mesmo justificou-se por perceber a demanda de alunos com altas habilidades/superdotação sem o diagnóstico adequado, desfavorecendo esse público, com a falta de recursos didáticos e materiais para atender as necessidades dos alunos com AH/SD. Nota-se ainda que ambiente adequado para o atendimento de suas habilidades não possui profissionais e metodologia específica voltada para esse público, acarretando assim, prejuízo na aprendizagem desses alunos. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica na qual recorremos a autores que tratam do tema, bem como de temas paralelos, podendo nos trazer contribuições em relação ao tema proposto. Assim os resultados obtidos possibilitaram as reflexões destacadas trazendo questões gerais de inclusão, porém com foco nos alunos com altas habilidades/superdotação, possibilitando a aprendizagem sobre como trabalhar com uso de materiais e tecnologias, facilitando a identificação desses alunos, destacando as áreas que se encontram, além de aprimorar as áreas prejudicadas. Considerando os conceitos da Educação Especial e sua evolução no Brasil, pontuamos especificamente os períodos de luta que esta educação sofreu trazendo a realidade do atendimento voltado para o superdotado em nosso país, enfatizando o atendimento desse aluno com AH/SD, quais recursos utilizar, como trabalhar com esses alunos, de forma que eles possam desenvolver seu potencial e sua/as habilidade/s. Assim, o presente trabalho nos proporcionar a reflexão quanto a necessidade de nos conscientizar da realidade em que vivemos e buscar recursos e programas que atendam alunos com potencial elevado. Para isso, se torna evidente a necessidade de investir na formação de professores criando uma boa relação entre pais e professores para que a identificação desses alunos se torne mais seguras e efetivas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Esp. Fernanda Emanuele Souza de Azevedo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2341
Aparece nas coleções:DACIE/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Nunes (monografia).pdfTrabalho de Conclusão de Curso350,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.