Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2343
Título: Reflexão sobre o discurso medicalizante da dificuldade de aprendizagem na experiência do PIBID
Autores: Nascimento, Elimar Junior Do
Palavras-chave: Discursos Medicalizantes
Dificuldades de aprendizagem
Preconceito
PIBID
Data de publicação: 2018
Citação: NASCIMENTO, E. Jr. do. Reflexão sobre o discurso medicalizante da dificuldade de aprendizagem na experiência do PIBID. 38 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: O termo dificuldade de aprendizagem está sendo comumente usado na instituição escolar, principalmente por educadores, para descrever os alunos dos anos iniciais que demonstram desafios adicionais de aprendizagem relacionadas a leitura, escrita e matemática. Este trabalho, de cunho bibliográfico é resultado de uma pesquisa participativa, e teve por objetivo geral refletir sobre os discursos medicalizantes que são construídos, disseminados e usados como justificativa por profissionais da educação no ambiente escolar e social para os alunos descritos assim, como não aprendentes A metodologia aplicada foi coleta de dados, tendo como base um memorial que fora construído semanalmente quando participei do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Projeto “Intervenção pedagógica: desafios e possibilidades na construção do conhecimento através de atividades lúdicas” relacionado ao curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena (RO), no período de agosto de 2016 a fevereiro de 2018. Ao final deste trabalho, foi possível refletir sobre as dificuldades de aprendizagem do ponto de vista das crianças e/ou os alunos, e os discursos sociais que são construídos no ambiente escolar principalmente por educadores, e que de fato são permeados e/ou omitem preconceito (racial), desigualdade socioeconômica e a exclusão por falta de conhecimento. Tal ação pedagógica desconhecida, enaltece ainda mais a necessidade de buscar constantemente o conhecimento para o tempo, espaço e dos sujeitos envolvidos no contexto, para então transpor os desafios e as mais diversas situações próprias do ambiente escolar e do processo de ensino e aprendizagem para ofertar uma educação de mais qualidade e significativa para todos os envolvidos no processo educacional.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Ma. Kelly Jessie Queiroz Penafiel.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2343
Aparece nas coleções:DACIE/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC finalizado versão final para o cd .pdfTrabalho de Conclusão de Curso346,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.