Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2347
Título: Gestão democrática: desafios e possibilidades na articulação do trabalho escolar participativo
Autor(es): Moreira, Nubia Sathler
Palavras-chave: Gestão Democrática
Articulação
Ações Pedagógicas
Qualidade
Participação
Data do documento: 2018
Citação: MOREIRA, N. S. Gestão democrática: desafios e possibilidades na articulação do trabalho escolar participativo. 42 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: Este estudo trata da gestão democrática no espaço escolar e a articulação do trabalho participativo. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica, com estruturação em cinco seções. O problema investigado na pesquisa gira em torno dos seguintes questionamentos: Como articular a gestão da equipe escolar para uma gestão democrática? Como o gestor conseguirá meios para implementar uma gestão democrática e participativa na escola? Estas perguntas são norteadoras como problema a ser respondido nesta pesquisa. Os autores/teóricos que contribuíram para desvendar a analise desta pesquisa foram: Luck (2006), Libâneo (2004), Paro (2001), dentre outros. Levando para a discussão, uma perspectiva ou um olhar sobre a escola que é um ambiente de construção coletiva. Identificando fatores e desafios a serem superados para que se alcance uma gestão democrática. Rompendo com as relações estruturais de poder autoritário que possam existir na gestão de uma escola. Refletindo sobre a realidade atual de um ambiente escolar público. Como o gestor consegue articular sua equipe de maneira democrática e participativa. Dando um enfoque critico reflexivo que direciona para questões sobre esse tema. Percebendo assim, que há um avanço perceptível na evolução da gestão democrática nas escolas públicas, porém há muito a se percorrer para que se obtenha uma efetivo trabalho escolar participativo em todos segmentos. Isso implica sair do comodismo e envolver efetivamente todos nesse processo e para isso o primeiro passo é conhecer claramente os princípios e implicações das ações democráticas na educação, compreendendo que somente com o comprometimento de todos é que se desenvolve uma educação de qualidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Cláudia Justus Torres Pereira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2347
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Nubia.pdfTrabalho de Conclusão de Curso324,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.