Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2349
Título: Análise da influência da automação na qualidade de produtos da indústria cerâmica
Autor(es): Nascimento, Tauane Karine Souza
Palavras-chave: Gráficos de controle
Cerâmica
Automação
Telhas
Data do documento: 2017
Citação: NASCIMENTO, Tauane Karine Souza. Análise da influência da automação na qualidade de produtos da indústria cerâmica. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: O presente estudo realizou uma pesquisa que foi aplicada em uma indústria do setor cerâmico do estado de Rondônia. Seu objetivo foi analisar a influência da automação na fabricação de telhas e o grau de automação em que a empresa se encontra com relação as etapas automatizadas, avaliando a qualidade dos lotes por meio de gráficos de controle. Na primeira etapa realizou-se um levantamento bibliográfico para se compreender o processo de produção de telhas, podendo então analisar como é o processo adotado pela empresa para então iniciar a coleta dos dados. Os produtos cerâmicos possuem normas específicas que os regem, então foi escolhido as características das telhas relacionadas a defeitos, como trincado e quebrado, e a influência que a automatização está tendo sobre o processo. A redução dessas características traz benefícios para a empresa, sofrendo diminuição no quantitativo de peças defeituosas e aumentando a qualidade dos produtos melhorando sua produtividade. Por meio de coleta de dados foi possível tabular, calcular e plotar os gráficos que foram referentes ao número e tipo de defeitos durante nove dias. Assim, pode-se observar a média, os limites inferior e superior de controle do próprio processo analisando os defeitos mais frequentes, apresentando diversos pontos fora dos limites superior e inferior mostrando-se instável. Analisar de forma mais rigorosa e frequente a argila, calibrar corretamente os equipamentos, automatizar as demais etapas que são necessárias e melhorar a supervisão e motivação dos funcionários são melhorias que auxiliam a empresa a reduzir seus custos maximizando os lucros e a produtividade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Orientadora: Prof.ª M.ª Tatiane Aparecida de Lazari Coorientador: Prof. M.e Carlaile Largura do Vale
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2349
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tauane Karine Souza Nascimento - TCC Monografia - 2017.01.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador