Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2350
Título: Estudo acerca do conhecimento do engenheiro de produção pelas empresas no município de Cacoal - RO
Autor(es): Tabosa, Tamara Gomes
Palavras-chave: Gestores
Empresas
Ferramentas gerenciais
Engenheiro de produção
Data do documento: 2017
Citação: TABOSA , Tamara Gomes. Estudo acerca do conhecimento do engenheiro de produção pelas empresas no município de Cacoal - RO. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o conhecimento que os gestores de empresas no município de Cacoal – RO possuem acerca das funções que o profissional de engenharia de produção exerce, bem como o seu conhecimento sobre as ferramentas gerencias e estratégicas que estes profissionais utilizam. Para tanto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das 15 (quinze) empresas que mais geraram ICMS’s (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) no início do ano de 2017 (período da coleta de dados). Quanto ao método da pesquisa, a mesma se caracteriza como descritiva por tratar- se de um levantamento e descrição de características referentes a uma população específica (gestores das 15 empresas), descrevendo as variáveis que concernem acerca de seus conhecimentos em relação ao engenheiro de produção. A abordagem utilizada foi tanto qualitativa como quantitativa, pois descreve as opiniões e as variáveis de cada gerência de maneira individualista, bem como visa agrupar as respostas de maneira numérica em porcentuais para facilitar o entendimento. Os resultados apresentados demonstram a falta do profissional de engenharia de produção nestas empresas, bem como fragilidade acerca do conhecimento dos gestores em relação ao profissional. Assim, conclui-se que o estudo propicia a disseminação do profissional de engenharia de produção junto às empresas no município de Cacoal.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Prof. Esp. Alessandro Aguilera Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2350
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador