Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2355
Título: Práticas de fair trade e cooperativismo: um estudo sobre a COOCARAM (Cooperativa Agropecuária de Comercialização de Café Orgânico e Fair trade)
Autor(es): Menezes, Arieli Rayane Lima
Palavras-chave: Princípios de cooperatividade
Comércio justo
Produtores de café
Ajuda mútua
Data do documento: 2018
Citação: MENEZES, Arieli Rayane Lima. Práticas de fair trade e cooperativismo: um estudo sobre a COOCARAM (Cooperativa Agropecuária de Comercialização de Café Orgânico e Fair trade). 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O presente estudo aplicado a COOCARAM (Cooperativa de Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua), objetivou a verificação da aplicação dos princípios de cooperativismo e Fair Trade, bem como a correlação do encerramento das atividades da cooperativa com os princípios do Comércio Justo e o Cooperativismo. O Cooperativismo foi criado baseando-se na cooperação, ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, e o Comércio Justo baseia-se na percepção de que os países em desenvolvimento necessitam de justiça e de respeito econômico/social, para que assim possam se desenvolver e serem competitivos no mercado. Ambas as práticas focam nas melhorias de vidas de seus integrantes, ou seja, em conjunto tornam-se um poderoso meio para o empoderamento econômico e social dos pequenos produtores que compõem as cooperativas. A pesquisa é identificada como descritiva, com suas bases em estudo de caso, no qual correu em três etapas. Primeiramente o referencialmente teórico, onde pode-se compreender na íntegra literaturas relacionadas ao segmento de cooperativismo, dinâmica gerencial de uma cooperativa, café orgânico e Fair Trade (comércio justo). A segunda etapa consistiu em coletar os dados dos ex-cooperados da COOCARAM, esse dados foram coletados por meio de entrevistas via telefone, devido a dificuldades encontradas no contatos com os produtores rurais, para recolher informações de fatos pertinente a pesquisa. A terceira etapa consistiu na análise dos dados, onde pode-se averiguar a execução das práticas de Fair Trade e cooperativismo, e com esses dados chegou-se a conclusão que os princípios de cooperativismo e de Comércio Justo eram aplicados na COOCARAM e que os mesmo não estavam relacionadas com o encerramento das atividades da COOCARAM.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Orientadora: Prof.ª M.ª Graziela Luiz Franco Martinez Coorientador: Prof. Dr. André Jun Miki
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2355
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador