Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2361
Título: Gestão da cadeia de suprimento do café geneticamente modificado na cidade de Alvorada do Oeste/RO
Autor(es): Hottes, Ezequiel José
Palavras-chave: Café geneticamente modificado
Estrutura da gestão - Cadeia de suprimentos
Processo de negócio
Data do documento: 2018
Citação: HOTTES, Ezequiel José. Gestão da cadeia de suprimento do café geneticamente modificado na cidade de Alvorada do Oeste/RO. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O cultivo das lavouras de café é muito importante no cenário nacional e internacional, sendo responsável pela movimentação da economia e geração de renda para os agricultores. Nos últimos anos, a cultura cafeira tem passado por modificações na sua forma de cultivo. A inserção da tecnificação da engenharia genética imcorporada na semente, juntamente com técnicas de irrigação, adubação e controles de pragas, tem tornado um aumento significativo na produtividade e qualidade do café. Diante disso, a presente pesquisa busca analisar as práticas da gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM) no plantio do café geneticamente modificado realizado no município de Alvorada do Oeste – RO, além de selecionar os principais componentes necessários (fertilizantes, herbicidas e fungicidas) para o cultivo, dimensionando os membros da cadeia, como também, descrever os processos de negócio. Para isso, são aplicadas duas entrevista com perguntas abertas, sendo uma delas para um técnico da EMATER e outra para três produtores residentes na cidade de Alvorada do Oeste. Assim, a presente pesquisa se caracteriza como descritiva e busca atender seus objetivos por meio de uma abordagem qualitativa e métodos dedutivos. Os resultados obtidos demonstram que o cultivo do café geneticamente modificado, em relação aos fertilizantes, herbicidas e fungicidas, é realizado de formas diferentes e sua produtividade está vinculada ao investimento. Constatou-se também que, a estrutura da cadeia de suprimentos do referido café possui relação de monitoramento com seus membros principais, caracterizando-se por não existir parcerias ou elos de acordos com os fornecedores e clientes, além de dificultar o fluxo de informação entres as empresas envolvidas na cadeia. Desta forma, é possível afirmar que as práticas da gestão da cadeia de suprimentos do café geneticamente modificado possui uma certa deficiência no que tange integração de fornecedores e consumidores, devendo haver uma conexão entre os membros da cadeia. E para que a gestão da cadeira de suprimentos tenha resultados satisfatórios, é preciso que haja uma conexão dos membros, trabalhando de forma conjunta num elo de cooperação para que possa estar num processo de constante aperfeiçoamento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Orientador: Prof. Dr. André Jun Miki
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2361
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador