Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2362
Título: Estudo de viabilidade econômica de implantação de uma fábrica de ração em Espigão do Oeste/RO
Autor(es): Alves, Fabiana Maria
Palavras-chave: Projeto de viabilidade-financeira
TIR
VLP
Payback
Ponto de equilíbrio
Data do documento: 2018
Citação: ALVES, Fabiana Maria. Estudo de viabilidade econômica de implantação de uma fábrica de ração em Espigão do Oeste/RO. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: Os projetos de viabilidade são ferramentas usadas para demostrar o ganho e/ou perdas do investimento, com o objetivo de planejar todos os elementos do empreendimento antes de sua implantação, com a finalidade de prever as ameaças e analisar a viabilidade ou não da realização do investimento. Este estudo teve como objetivo elaborar um projeto de análise de viabilidade econômico-financeira de uma pequena fábrica de ração para peixes a ser implantada no município de Espigão do Oeste/RO. Para isso realizou-se o orçamento para o investimento inicial necessário para a implantação do negócio; estimou-se os custos de produção e receitas provenientes do empreendimento; e apresentou-se o estudo de viabilidade econômica para sua implantação. Dessa forma, a realização de um projeto de investimento tem papel fundamental para o processo empreendedor, pois materializa as estratégias empresariais, integrando recursos e esforços rumo aos objetivos organizacionais. Também torna possível identificar, as necessidades de capital para o investimento inicial e a rentabilidade financeira do investimento e verificar se é viável a abertura do empreendimento. A avaliação econômico-financeira foi realizada através de métodos determinísticos como VPL, payback, TIR e ponto de equilíbrio. Para essa pesquisa determinou-se que seria produzido a ração de acordo com as fases de crescimento e a quantidade de proteína bruta (PB), ou seja, as rações 36; 32 e 28% de proteína bruta que são comercializadas no comércio local. Também determinou-se que a planta industrial terá capacidade de fabricação de 505 toneladas/mês ou 6060 toneladas/ano. Com base nos resultados encontrados, os custos de investimentos apresentados, o estudo aponta que o valor dos investimentos iniciais para implantação não será muito elevado, sendo um valor considerável para se obter por meio de financiamento. Após análise dos dados, concluiu-se que diante do horizonte planejado para 10 anos a implantação deste projeto é inviável, e portanto, a proposta deve ser rejeitada, tendo em vista que os custos operacionais de produção são muito elevados, deste modo não há como ofertar o produto a preço menor ou igual do mercado atual, sendo este um fator que torna inviável a implantação diante dos dados deste projeto. Portanto, para empreender neste ramo o empreendedor deve buscar obter incentivos fiscais do governo como a redução dos impostos, investimentos para implantação, produzir um mix maior de produtos para outros tipos de animais, escala maior de produção para atender outras regiões do pais, colaborando para quebra das barreiras impostas por outras concorrentes apresentadas neste estudo. Sendo umas das formas de conseguir atuar neste setor para alimentação animal.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Orientador: Prof. Dr. Denny William de Oliveria Mesquita Coorientadora: Prof.ª M.ª Graziela Luiz Franco Martinez
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2362
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador