Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2365
Título: Análise do fluxo de veículos na rodovia BR-364 e os impactos na logística do transporte de grãos
Autor(es): Vieira, Maria Conceição de Paula
Palavras-chave: Escoamento de grãos
Fluxo de veículos
Rodovia BR-364
Sudoeste amazônico
Data do documento: 2018
Citação: VIEIRA, Maria Conceição de Paula. Análise do fluxo de veículos na rodovia BR-364 e os impactos na logística do transporte de grãos. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O desempenho satisfatório da produção e exportação de soja e milho nas últimas décadas, coloca o Brasil em posição de destaque no cenário mundial da produção e exportação dessas commodities. Com a expansão dessa produção para o interior do país, o processo logístico dessas oleaginosas encontra desafios em seu escoamento. A rodovia BR-364 alcança evidência na movimentação logística dos grãos produzidos no sudoeste amazônico ao se tornar uma alternativa para o transporte da região produtora ao porto fluvial de Porto Velho, que acentua o tráfego da principal via federal de circulação no estado. Com o crescimento da frota de veículos na região e, consequentemente, a intensificação no fluxo de veículos nesta via, este estudo objetivou analisar o fluxo de veículos na rodovia BR-364 e os impactos na logística do transporte de grãos. Para tal, foi realizada uma entrevista, por meio de questionários aplicados em duas transportadoras de grãos atuantes no estado de Rondônia, acerca da importância da rodovia BR-364 para o escoamento da soja e milho e os impactos do fluxo de veículos na via utilizada. Foi descrito o processo logístico de grãos no estado, com base nos dados da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, apresentando a crescente participação do estado de Rondônia na produção de soja e milho, que representa 0,8% da produção nacional e a importância abertura do porto fluvial de Porto Velho como forma de redução de tempo e custos logísticos. A mensuração da condição da via e o fluxo de veículos, entre as cidades de Vilhena e Porto Velho, utilizando dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), das transportadoras atuantes no estado, além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), demonstraram que, apesar da pavimentação da rodovia, caracterizada em cerca de 68%, como regular a ruim, o volume médio diário de veículos estar, cerca de 4.700, o fluxo de veículos equipara-se com as rotas de escoamento de Mato Grosso, estado de maior produção agrícola do país. Por fim, foi possível analisar os resultados e identificar que o fluxo de veículos na rodovia BR-364, nos km 204, 348 e 736, em Rondônia, tem aumentado consideravelmente e atrelado às condições da pavimentação, entre outras limitações em seu eixo, atrasam o tempo de viagem em 3 horas, acarretando em custos de R$210,00 por hora, aos transportadores de grãos atuantes no estado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção Orientadora: Prof.ª. M.ª Tatiane Aparecida de Lazari
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2365
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador