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Título: Teoria das filas: uso da simulação computacional para o estudo de filas em uma casa lotérica no município de Cacoal – RO
Autor(es): Silva, Sidney Jr Siqueira da
Palavras-chave: Filas
Simulações
Tempos de filas
Lotéricas
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Sidney Jr Siqueira da. Teoria das filas: uso da simulação computacional para o estudo de filas em uma casa lotérica no município de Cacoal – RO. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O conceito de filas é aplicado a diversas situações do cotidiano, tais como: atendimentos ao público, setor de produção, esperas entre processos, etc. Isso ocorre devido a necessidade de ter um tempo entre execução de tarefas. Partindo desse pressuposto e, observando a realidade do dia a dia, temos em mente essa necessidade, porém quando tempos de fila se tornam grandes demais, há prejuízos financeiros, estresse e diversas situações recorrentes. Por meio da análise dessas filas é possivel dizer como está a eficiência de um sistema produtivo. Cada empresa é um caso único, possui seus parâmetros, mas as informações geradas no estudo de um caso geram uma gama de ideias para outras, devido a proposições que podem ser feitas através da simulação. O compartilhamento de informações torna o processo de melhoria facilitado, principalmente quando levamos em consideração empresas de um mesmo ramo e com ambientes padrões, como é o caso de lotéricas. Para o público é importante trazer uma olhística diferenciada, pois o fator psicológico quando estamos esperando em uma fila é alterado, ou seja, nossa percepção de tempo diminui de forma que uma pequena espera pareça um longo período. O presente estudo busca analisar uma lotérica, conhecendo seu ambiente e identificar possíveis fatores para formação das filas, de forma que se defina o tempo ótimo de atendimento, utilizando um software de simulação (ARENA 15.1) para realizar as análises propostas. A metodologia aplicada para o estudo, caracteriza-se por ser do tipo descritiva, por envolver um método de coleta de dados onde tem-se uma visão sistemática e aplica-se questionários afim de obter os dados pertinentes. Utilizou-se uma abordagem quantitativa. A coleta dos dados foi feita de forma manual através de tabelas impressas, sendo realizadas em 3 períodos distintos do dia, para que se tivessem dados tangentes ao fluxo de pessoas no local. Como resultado da pesquisa pôde-se identificar a situação atual da lotérica, sendo o tamanho de fila média de 10 pessoas no atendimento normal e 1 pessoa no preferencial. Os tempos máximo de fila são 25 min para os caixas normais e 23 min para o preferencial. Considerando o período de coleta, os fatores relevantes para formação foram identificados, e as propostas acerca de melhorias no sistema puderam ser feitas. De tal forma, supondo que adotasse um modelo de atendimento segmentado (caixas normais, caixas preferenciais e caixas para serviços especiais) deduz-se que os tempos de fila seriam menores ou inexistentes, dado que as observações feitas no local indicam que determinados serviços demandados requerem um grande tempo de execução.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção Orientadora: Prof.ª. M.ª Priscilla Lidia Salierno
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2367
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



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