Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2379
Título: IMIGRANTES BOLIVIANOS:
Outros títulos: OS DESAFIOS NA APRENDIZAGEM DE UMA NOVA LÍNGUA
Autores: DA SILVA RAMOS, JORDANA
Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos
Imigrantes
Letramento
Data de publicação: 14-Dez-2018
Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa empírica realizada com um grupo de imigrantes bolivianos que participaram do projeto: “Mãos que acolhem e ensinam: Afetividade e Letramento para jovens e adultos Imigrantes”. Tem como objetivo mostrar os principais desafios enfrentados pelos cursistas bolivianos para aprender a ler e escrever em português. Desenvolvemos uma investigação fenomenológica baseada nos princípios da pesquisa-ação, nesse tipo de pesquisa o problema é reconhecido a partir de um contexto especifico. O pesquisador não o provoca, mas constata-o e seu papel é participar de forma planejada do contexto investigado. Nesse tipo de pesquisa existem duas técnicas importante que se destacam, são elas: a observação participante em entrevistas. Para a análise das situações observadas e identificadas ao longo do projeto, fundamentamos nossos estudos em Marcuschi (2007) e Soares (1998) na discussão sobre letramento; Leite (2013) sobre afetividade e Letramento na EJA; nos estudos de Freire; Macedo (1990) sobre alfabetização. Nossos resultados apontam os desafios do grupo de imigrantes na aprendizagem da língua portuguesa e o contexto afetivo que foi criado nas relações de sala de aula.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2379
Aparece nas coleções:DACE/GM. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORDANA TURMA 2010 ARTIGO IMIGRANTES BOLOVIANOS.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.