Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2386
Título: A vedação na escolha de regimes de bens para maiores de Setenta anos
Autor(es): Gonçalves, Joelson
Palavras-chave: Vedação
Casamento
Princípios
Longevidade
Data do documento: 2018
Citação: GONÇALVES, Joelson. A vedação na escolha de regimes de bens para maiores de Setenta anos. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: Para o legislador os maiores de setenta anos devem se casar sob o regime de separação de bens, não importando o sexo, sem analisar outro aspecto referente a pessoa, mas pela simples completude do seu septuagésimo aniversário. No artigo 5° da Constituição Federal está consagrado o princípio da isonomia, dispondo que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Tal dispositivo visa dar equilíbrio as partes para concretizar a igualdade. O septuagenário é pessoa de direitos e deveres devendo ter suas garantias asseguradas como ocorre com todo o cidadão, incluindo a possibilidade da escolha do regime de bens. Essa imposição presume a incapacidade do maior de setenta anos ao atingir a referida idade, ferindo assim os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade e do devido processo legal, e ainda segundo o entendimento dos Tribunais Superiores, admite-se doações entre casados sob o regime de separação obrigatória, demonstrando assim a ineficácia no que se refere a proteção aos bens que seriam tutelados. O IBGE aponta uma longevidade de 30 anos a mais do septuagenário do século XXI, se comparado ao idoso da elaboração do código civil de 1916.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. Jônathas Siviero
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2386
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELSON GONÇALVES.pdf467,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador