Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2387
Título: (In) constitucionalidade do veto do presidente da república ao Art. 2º da lei nº 13.491/20
Autor(es): Oliveira, Thiago Gregório de
Palavras-chave: Processo
Legislativo
Constitucional
Veto
Executivo
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Thiago Gregório de. (In) constitucionalidade do veto do presidente da república ao Art. 2º da lei nº 13.491/20. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: A presente monografia tem por finalidade a investigação acadêmica sobre (in) constitucionalidade do veto do Presidente da República ao artigo 2º da Lei n.º 13.491/2017 – lei que alterou a competência da Justiça Militar. Busca-se destacar o objetivo inicial do projeto de lei, sob o viés do processo legislativo constitucional e a verificação de eventual inconstitucionalidade, ou não, do veto que altera o seu conteúdo efetuado pelo Chefe do Poder Executivo Federal, especialmente frente ao princípio da separação dos poderes, previsto no artigo 2º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Analisam-se ainda as razões que justificaram o veto e a consequente transformação da natureza temporária da lei em permanente, além de investigação doutrinária sobre possível usurpação de competência legislativa pelo Presidente da República Federativa do Brasil. Para tanto, utilizou-se o método da abordagem dogmática, arvorando-se na técnica de pesquisa exploratória por meio de bibliografias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. M.e Gilson Tetsuo Miyakava. Coorientador(a): Prof.ª M.a Sônia Mara Nita.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2387
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Gregório de Oliveira.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador