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dc.contributor.authorBezerra, Ezenice Costa de Freitas-
dc.date.accessioned2019-03-18T19:55:21Z-
dc.date.available2019-03-18T19:55:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ezenice Costa de Freitas. Educação Musical nas Práticas Pedagógicas de Professoras da Educação Infantil. Porto Velho, RO. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2414-
dc.descriptionDissertação de Mestrado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Profa. Dra. Juracy Machado Pacíficopt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a presença da educação musical na Educação Infantil e se insere na linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado Profissional, do Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia. O objetivo principal foi investigar a presença da educação musical nas práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil de uma escola pública municipal de Porto Velho/RO, na perspectiva de promover intervenção formativa que valorize as experiências de educação musical com crianças em idade de zero a cinco anos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e com proposta intervencionista, utilizou como instrumentos para registro e produção de dados: a) estudos bibliográficos; b)observação; c) análise documental; d) questionários e; e) oficina de educação musical, sendo os sujeitos colaboradores quatro professoras e uma coordenadora pedagógica que atuam na etapa da Educação Infantil. Os dados levantados e produzidos foram analisados e organizados a partir das contribuições e propostas sugeridas por teóricos da área. Os resultados apontaram que a educação musical ainda não foi inserida na escola, figurando uma ausência nas práticas pedagógicas. Após essa síntese da situação real, foi realizada uma oficina, em conjunto com as professoras e coordenação da escola, tendo como base o Referencial Curricular para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) e os fundamentos teóricos de Cascarelli (2012) e Brito (2003). Com a oficina verificou-se a possibilidade de desenvolvimento da educação musical em sala de aula, por meio de orientações didáticas e do fazer musical e isso permitiu às participantes a construção de perspectivas para o desenvolvimento de uma prática pedagógica que dê oportunidade às crianças para criar, pensar, ouvir e cantar, valorizando o desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial, emocional e musical. A última etapa do estudo, já considerando os aportes teóricos e práticas da oficina, consistiu na elaboração de propostas de ações visando a continuação da pesquisa e posterior intervenção.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas Docentespt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleEducação musical nas práticas pedagógicas de professoras da educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:PPGEE/MEPE - Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

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