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dc.contributor.authorOrtega, Jaquelyne Macedo-
dc.date.accessioned2019-03-19T15:56:59Z-
dc.date.available2019-03-19T15:56:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationORTEGA, Jaqueline Macedo. Porto Velho/RO. 2018. 110 p. (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - UNIR, Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2415-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar – Mestrado Profissional da Universidade Federal. Orientador: Professor Dr. Fábio Santos de Andrade.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo investigar as concepções dos professores- formadores do curso de Matemática acerca da pesquisa na formação inicial e da prática docente, considerando também a carência de atividades de pesquisa nos cursos de licenciatura em Matemática. A escolha do tema deve-se à contribuição que a prática da pesquisa teve na formação inicial da autora e a importância dessa prática para o direcionamento do conhecimento científico dos acadêmicos em formação, uma vez que estão em processo de construção da identidade profissional. Os participantes da pesquisa foram docentes e equipe técnico-pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Vilhena/RO, que atuam no Curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, pois esta se compreende como uma prática que oportuniza aos participantes da pesquisa a interação e a construção coletiva ao longo do processo. A construção do referencial teórico foi apoiada em autores como André (2001), Fiorentini (2008), Lüdke (2001), dentre outros, e nas legislações concernentes ao tema. No desenvolvimento da pesquisa, foram realizados encontros com o grupo constituído e promovidas leituras e discussões acerca da temática central. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, diário de campo, memórias individuais das reuniões, gravação em áudio das reuniões, grupo no Whatsapp e grupo no Google Docs. A partir das experiências e discussões dos encontros, como resultado final, o grupo formado sugeriu ações que promovam a pesquisa na formação inicial de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO/Campus Vilhena. Levou-se em consideração que formar um professor de Matemática que pesquisa e reflete sobre sua prática e para a sua prática poderá contribuir para atingirmos mais êxito no ensino e aprendizagem de Matemática, contribuindo com as investigações envolvendo a área de Formação de Professores.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjecttecnológicaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectinovações curricularespt_BR
dc.titleA prática da pesquisa na formação inicial de professores: uma proposta para o Curso de Licenciatura em Matemática do IFRO/Campus Vilhenapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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