Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Michelli Cristiane Rosa da | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-19T15:59:59Z | - |
dc.date.available | 2019-03-19T15:59:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Michelli Cristiane Rosa da. A dança como contribuição para o desenvolvimento da criança na escola de educação integral. 2017, 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2416 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Ma. Márcia Ângela Patrícia. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo desvendar as contribuições da dança em perspectiva do processo de humanização. O problema que se apresenta: Como a dança contribui para o desenvolvimento da criança de uma escola de tempo integral de Ariquemes-RO. Buscando respostas traçou-se um referencial teórico com pesquisas em autores tais como MARQUES (2007); SAVIANI (2005); NANNI (2002) e outros. Ainda realizou-se uma pesquisa de campo, no primeiro semestre de 2017, sendo sujeitos da pesquisa Professoras, Coordenadoras, Monitora de Dança e Diretora, os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada, com a autorização dos participantes. Como resultado identificamos estudo tem por objetivo desvendar as contribuições da dança para o desenvolvimento em uma perspectiva de humanização Para tal a pesquisa em um primeiro momento respaldou-se em um referencial teórico, com pesquisa bibliográfica com bases em autores como FREIRE (2005); PARO (2007); MARX (2004). e outros. Na sequência apresentou como resultado constata-se que a dança ajuda no desempenho cognitivo e afetivo de cada ser. Por meio dos estudos bibliográficos podemos constatar a importância da dança enquanto demonstração da formação humana social, abrangendo a finidade que se coloca, educação e sociedade, que consente o uso da dança como aspecto de concepção de emancipação e transformação social. Diante deste fato, as crianças em contato com atividades que exigem movimentos rítmicos, adquirem mais responsabilidade, horário, compromisso, disciplina, desenvolvimento motor aguçado, tendo uma socialização maior, raciocínio rápido e desenvolvem habilidades motoras para outras atividades educativas. Concluímos que na pesquisa que os sujeitos respondentes da entrevista demostra que a dança traz benefícios para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social além de outros fatores que contribuem para a formação do sujeito. Analisando a fala dos entrevistados observamos que eles sabem superficialmente que existem a legislação, porém, nunca tiveram a curiosidade e a necessidade de pesquisar inteiramente sobres os benefícios que a dança traz para os alunos. No entanto alguns relataram que não existem um local apropriado para executar a atividade, entretanto como alguns autores relata não existe a necessidade de um local, mas sim de profissionais interessado para executar as atividades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2019-03-18T23:25:06Z No. of bitstreams: 1 Silva, Michelli Cristiane Rosa da.pdf: 591906 bytes, checksum: 10613f4926cb6d554c3e58c40a57a829 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2019-03-19T15:57:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Silva, Michelli Cristiane Rosa da.pdf: 591906 bytes, checksum: 10613f4926cb6d554c3e58c40a57a829 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-19T15:59:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva, Michelli Cristiane Rosa da.pdf: 591906 bytes, checksum: 10613f4926cb6d554c3e58c40a57a829 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14 | en |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.title | A dança como contribuição para o desenvolvimento da criança na escola de educação integral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Michelli Cristiane Rosa da.pdf | Artigo principal | 578,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.