Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2418
Título: IPVA: um estudo da redução da alíquota para o Estado de Rondônia
Autor(es): Sanches, Jaqueline Kuhn
Palavras-chave: IPVA
Redução da Alíquota
DETRAN/RO - Departamento Estadual de Transito do Estado de Rondônia
Administração Tributária
Data do documento: 2018
Citação: SANCHES, J. K. IPVA: um estudo da redução da alíquota para o Estado de Rondônia. 2018. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis (DECC), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena, 2018.
Resumo: O objetivo deste artigo foi descrever qual seria o impacto na diminuição na alíquota do IPVA no estado de Rondônia para 1% visto que a população rondoniense foi pioneira em apresentar junto ao governo por meio de petição popular a diminuição do imposto sobre os veículos automotores. Diante deste se fez necessário um estudo que demostre qual seria o real impacto para o estado se esta diminuição fosse aprovada. Utilizaram-se os dados obtidos principalmente junto ao DENATRAN- Departamento Nacional de Transito, DETRAN/RODepartamento Estadual de Transito do Estado de Rondônia por meio das Coordenadorias de Estatística e Tecnologia e a Secretaria da Fazendo do Estado de Rondônia SEFIN/RO. O método utilizado é o bibliográfico. Para a obtenção e conclusão da pesquisa foi realizado estudo dos dados obtidos que foram descritos, classificados, interpretados e explicados. Conclui-se que não seria significativa a redução do IPVA na arrecadação do estado visto que o mesmo representa 0,63% da arrecadação total e que sua diminuição seria de 0,98% na arrecadação na arrecadação total do imposto ao final de 5 (cinco) anos. O que corresponde a R$ 18.006.606,05.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Vilhena, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Elder Gomes Ramos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2418
Aparece nas coleções:DACCONT/VHA. Bacharelado em Ciências Contábeis (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JAQUE.pdfArtigo676,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.