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dc.contributor.authorTelles, Lívia Catarina Matoso dos Santos-
dc.date.accessioned2019-04-01T14:36:14Z-
dc.date.available2019-04-01T14:36:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTELLES, L. C. M. dos S. Contribuições da educação sexual na formação dos professores. Porto Velho/RO. 2017. 130 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2423-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr. João Guilherme Rodrigues Mendonça.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é compreender como a Educação Sexual faz parte da formação dos professores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). No contexto educativo existe a possibilidade de que conflitos sexuais possam ser testemunhados pelos professores. Diante desse fato, institui-se uma proposta de formação docente em Educação Sexual por meio da pesquisa-ação para 30 professores do IFRO, visando criar um espaço de discussão e reconhecimento desses conflitos a partir de subsídios teóricos. A metodologia empregada utilizou um questionário para investigar como os professores concebem e vivenciam a Educação Sexual, como também possibilitou a participação em momentos formativos. Esses momentos foram organizados com a colaboração de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros e advogados. Obteve-se quatro categorias de análise dos conflitos: silêncio em relação a sexualidade, a indisciplina, a angústia sexual e o uso do banheiro por alunos transgênero. Os resultados apontam um cenário de educação contraditória, na qual a maioria dos professores se mostraram predominantemente informais em relação à temática da Educação Sexual, não se sentindo preparado para garantir na relação com os alunos o repasse de informações seguras e científicas. A formação em Educação Sexual no IFRO tem potencial para ser eficaz, ajudando no crescimento profissional e pessoal do professor, colaborando na compreensão e abordagens de situações conflituosas com relação à vivência da sexualidade, todavia é preciso que o acesso a ela seja compreendido como um direito do professor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-22T15:16:45Z No. of bitstreams: 1 11 Dissertacao - versao final para impressão.pdf: 1482180 bytes, checksum: fbed6f378e4d5284bf315ac8b7da9271 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-01T14:36:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 11 Dissertacao - versao final para impressão.pdf: 1482180 bytes, checksum: fbed6f378e4d5284bf315ac8b7da9271 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Sexualpt_BR
dc.subjectIFROpt_BR
dc.titleContribuições da educação sexual na formação dos professorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

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