Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/243
Título: Contabilidade ambiental e sua aplicabilidade: um estudo de caso numa empresa transportadora de combustível do município de Pimenta Bueno - RO
Autor(es): Oliveira, Nedes Nunes de
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Meio ambiente
Data do documento: 5-Dez-2011
Citação: OLIVEIRA, Nedes Nunes de. Contabilidade ambiental e sua aplicabilidade: um estudo de caso numa empresa transportadora de combustível do município de Pimenta Bueno - RO. 2011. 26 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: Diante da crescente preocupação com os impactos ambientais eventualmente causados pelas empresas no desempenho de suas atividades e pelas ações desenvolvidas por estas, no intuito de preservar ou recuperar o meio ambiente, este trabalho buscou verificar se é aplicada a Contabilidade Ambiental como forma de evidenciação dos gastos relacionados ao meio ambiente. Através de um referencial bibliográfico são apresentados conceitos e definições de Contabilidade Ambiental e alguns exemplos de lançamentos assim como de demonstrações contábeis adaptadas para evidenciar fatos relacionados ao meio ambiente. Foi aplicado um questionário e verificadas algumas demonstrações contábeis referentes ao exercício de 2010 numa empresa Transportadora de Combustíveis do Município de Pimenta Bueno/RO na intenção de saber qual a relação das atividades desta com o meio ambiente, seus dispêndios relacionados a fatos ambientais e como estes são evidenciados através da contabilidade. Pôde-se constatar que a empresa possui diversos gastos relacionados ao meio ambiente, principalmente no âmbito da prevenção de danos ambientais, sem no entanto evidenciar estes gastos em suas demonstrações contábeis.
Descrição: Artigo apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação da Profª. Esp. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/243
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEDES NUNES DE OLIVEIRA - CONTABILIDADE AMBIENTAL E SUA APLICABILIDADE.pdf238,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador