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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Beatriz Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T14:53:28Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T14:53:28Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, B. L. Políticas Educacionais e Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade. 2018. 155f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2430 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientadora: Profª Dra. Iracema Neno Cecilio Tada. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando o crescimento de diagnósticos em crianças de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a criação de políticas educacionais sobre como a escola deve agir com esses alunos, surgiu o interesse de estudar as políticas públicas educacionais voltadas para o TDA-H no âmbito escolar, norteado pela Psicologia Histórico-Cultural, que postula o desenvolvimento cultural das crianças e divide a atenção em natural e voluntária. A primeira, involuntária, que não é controlada conscientemente, e a segunda, uma função psicológica superior, desenvolvida por meio de interação com pares mais capazes. O objetivo da pesquisa foi: analisar as Leis e Projetos de Leis (PLs) no âmbito federal, estadual e municipal que tratam do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade no contexto escolar, utilizando uma aproximação ao materialismo histórico dialético como método, considerando a totalidade das produções legislativas, o momento histórico e cultural no qual se encontram. As principais fontes dos dados foram os sites das casas legislativas brasileiras e a página da Associação Brasileira do Déficit de Atenção, com a seleção de 29 textos, 10 Leis e 19 Projetos de Lei, no intervalo de 2010 a 2017, posteriormente foram excluídas seis PLs, pois já haviam sido arquivadas e uma Lei, por não tratar do TDA-H no contexto escolar. Para a análise dos dados, foram elaborados primeiramente três eixos de análise, para apresentar os dados de maneira empírica: desvendando a produção de Leis e PLs, apresentando quantitativamente os dados, a qual esfera (nacional, estadual ou municipal) e região geográfica (norte, nordeste, centro-oeste, sul, sudeste) pertencem e o partido do autor proponente; a (in)compreensão sobre o TDA-H na forma da lei, descreve os conceitos de TDA-H apresentados nas Leis, PLs e justificativas e se tem abordagem médica, psicológica ou pedagógica, e a judicialização do não aprender, mostrando as proposições nas Leis e PLs para o enfrentamento da queixa escolar de desatenção no âmbito escolar. Em seguida foram elaboradas duas unidades de análise: atenção e desatenção, e políticas educacionais e queixa escolar. Na análise, verificou-se que as Leis e PLs são semelhantes em relação as suas recomendações ao que deve ser feito com os alunos com suspeita de TDA-H, incentivam a busca de laudos, diagnósticos, e tratamentos destes estudantes na rede de saúde, sem proposições que realmente visam ao desenvolvimento da atenção voluntária, causam a culpabilidade do aluno por problemas de um sistema educacional falido, sem promover aprendizagem e uma educação de qualidade desalienante. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-18T20:01:04Z No. of bitstreams: 1 BEATRIZ LIMA COSTA.pdf: 2020369 bytes, checksum: b5a029d6961a4e06c9eaeed7735d7da5 (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Atenção Voluntária | pt_BR |
dc.subject | Déficit de Atenção | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | TDA-H | pt_BR |
dc.title | Políticas Educacionais e Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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