Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2432
Título: Nos territórios diferenciados da linguagem no Amazonas: Ações Pedagógicas no IFAM - Campus Lábrea
Autor(es): Alves, Judson Medeiros
Palavras-chave: Linguagens
Ações Pedagógicas no IFAM
Educação escolar
Data do documento: 2017
Citação: ALVES, J. M. Nos territórios diferenciados da linguagem no Amazonas: Ações Pedagógicas no IFAM - Campus Lábrea. Porto Velho, RO. 2017. 128p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, 2017.
Resumo: Esta pesquisa procura contribuir para o debate nos territórios da Educação, tendo como foco principal as ações pedagógicas diferenciadas junto ao ensino de Língua Portuguesa com os sujeitos dos primeiros anos do Ensino Médio-Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. O objetivo foi procurar criar estratégias pedagógicas mais atraentes com a língua materna, num processo de produção de sentidos para os estudantes, instigando-os à troca de conhecimentos e saberes com a Língua Portuguesa. Debruçamo-nos na teoria sociointeracionista e na teoria dialógica da linguagem, que trazem à baila a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. Os aportes teóricos utilizados perpassaram pelas legislações vigentes: LDB nº 9.394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), Plano Nacional de Educação (2014), e fundamentaram–se em autores como Marcuschi (2007), Freitas (2005), Porto (2004) e Geraldi (2006), ao nos apresentar a perspectiva da língua como ferramenta de interação social; Candau (2007) e Sacristán (2000), que nos conduziram pelos caminhos do currículo; Nóvoa (2009) e Tardif (2014), abordando a formação docente e a prática educativa; Thiollent (1996) e Tripp (2005), aproximando-nos da metodologia da pesquisa-ação. A abordagem qualitativa foi fundamentada em Ludke e André (1986), e a análise dos dados procurou ancorar-se nos estudos de Laville e Dionne (1999), ajudando-nos a refletir que o valor da análise tem a ver com a coerência das escolhas relativas aos diversos elementos da pesquisa nos territórios das Ciências Humanas. É na interação em diferentes instituições sociais que o discente aprende e apreende as formas de funcionamento da língua, assim como os modos de manifestação da linguagem; ao fazê-lo, vai construindo seus conhecimentos relativos aos usos linguísticos nas diferentes instâncias sociais. Como a linguagem está inserida nos demais campos do saber científico, assume-se o pressuposto de que as relações entre mundo e linguagem nascem das demandas das sociedades e dos grupos sociais, inclusive nas instituições de ensino, fazendo andar o carrossel das transformações e das experiências linguísticas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr. Robson Fonseca Simões.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2432
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOS TERRITÓRIOS DIFERENCIADOS DA LINGUAGEM NO AMAZONAS Ações Pedagógicas no IFAM Campus Lábrea.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.