Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2433
Título: Alinhamento da estratégia, governança e gestão de pessoas: estudo de caso no TRT da 14ª Região – RO/AC
Autores: Landim, Liduina Maria das Chagas
Palavras-chave: Alinhamento. Estratégia
Gestão de Pessoas
Governança
Administração Pública
Data de publicação: 2018
Citação: LANDIM, Liduina Maria das Chagas. Alinhamento da estratégia, governança e gestão de pessoas: estudo de caso no TRT da 14ª Região RO/AC. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD), Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, 2018.
Resumo: Como ocorre o alinhamento entre a estratégia, governança e gestão de pessoas em uma organização pública? Ao traçar uma estratégia muitas organizações têm procurado colocá-la no centro de seus modelos de gestão no intuito de assegurar que a estratégia adotada chegue a todos os níveis da organização e seja amplamente compartilhada. Contudo, não raro, a maioria das organizações, tenta gerar sinergia, mas de forma fragmentada e descoordenada e não percebem o alinhamento como processo um de gestão. O presente estudo avaliou o alinhamento da estratégia, governança e gestão de pessoas em uma organização pública, a partir da estratégia de gestão de pessoas adotada pela organização e das percepções de colaboradores versus gestores estratégicos. Trata-se de uma pesquisa teórica-empírica, em que se adotou a concepção filosófica pragmática, com a utilização de estratégias de investigação quantitativas e qualitativas, constituídas por levantamento, pesquisas documentais e estudo de caso único, a utilização de métodos de pesquisas quantitativos e qualitativos para a coleta, análise e interpretação dos dados. Para interpretação e análise das respostas obtidas pelo questionário utilizou-se método qualitativo de interpretação e síntese de informação obtida por meio de escalas Likert, utilizando a lógica paraconsistente. Dessa forma, foram identificadas no presente estudo ações implementadas pela instituição que demonstram a existência de práticas alinhadas com a estratégia, focadas na governança e gestão de pessoas, bem como a existência de políticas, diretrizes, estruturas organizacionais, processos e mecanismos de controle que visam a assegurar que as decisões e as ações relativas à governança e gestão de pessoas estejam alinhadas às necessidades da organização, contribuindo para o alcance das suas metas. Contudo, de acordo com a percepção dos colaboradores, muitas práticas foram iniciadas, mas não foram concluídas ou somente aplicadas em parte na organização, confirmando a dificuldade das organizações em compartilhar a estratégia e definir objetivos coerentes e alinhados entre todos os envolvidos na implementação da estratégia para que os resultados esperados possam ser alcançados.
Descrição: Dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação Mestrado em Administração (PPGMAD), da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Orientador: Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2433
Aparece nas coleções:PPGA/PVH - Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Liduina Landim_Alinhamento da Estratégia, Governança e Gestão de Pessoas no TRT14.pdf3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.