Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2437
Título: O papel da educação escolar indígena do povo Karitiana no contexto dos impactos provocados pelas hidrelétricas em Rondônia, Amazônia Brasileira
Autor(es): Medeiros, Adriana Francisca de
Palavras-chave: educação escolar indígena
karitiana
impactos
Amazônia
Data do documento: 2018
Citação: MEDEIROS, A. F. de. O papel da educação escolar indígena do povo Karitiana no contexto dos impactos provocados pelas hidrelétricas em Rondônia, Amazônia Brasileira. 2018. 143 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: Este trabalho de pesquisa analisa o papel da escola indígena no contexto dos impactos socioambientais provocados pela construção de hidrelétricas na Terra Indígena Karitiana, Rondônia, Amazônia brasileira. A pesquisa priorizou a compreensão de como a escola participou do processo de resistência e consulta e como tem contribuído para o enfretamento dos problemas decorrentes dessas mudanças. Aborda a concepção atual de educação escolar indígena como diferenciada, específica, intercultural e bilíngue, a partir da compreensão desse espaço como lugar de reflexão crítica, de exercício para cidadania e autonomia indígena. O estudo aponta para o fato de que, embora a educação escolar indígena tem sido imposta como mais um demarcador territorial sobre os povos originários, através de reivindicação e lutas, ela se transformou em uma ferramenta para promover o empoderamento político e técnico dos povos indígenas. O desenho metodológico apoiou-se em estudo de caso com abordagem qualitativa, além da pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com professores indígenas e pessoas da comunidade. Quanto ao referencial teórico, optou-se pelos estudos realizados sobre a temática de impactos socioambientais e educação indígena que fundamentam as Políticas Públicas e os documentos oficiais. Os resultados da investigação apontam que a educação indígena ainda não consegue romper com a cartilha dos conteúdos pré-estabelecidos pelo sistema de ensino e ignora as questões latentes na comunidade e não consegue estruturar-se como uma escola diferenciada e específica que dialogue com a comunidade para promover a sua autonomia e identidade.
Descrição: Tese de Doutorado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) como requisito para obtenção do Título de Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Adnilson de Almeida Silva Coorientador (a): Profª Dra. Simone Athayde.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2437
Aparece nas coleções:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese ADRIANA RANCISCA DE MEDEIROS.pdf4,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.