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dc.contributor.authorMedeiros, Adriana Francisca de-
dc.date.accessioned2019-04-01T15:03:28Z-
dc.date.available2019-04-01T15:03:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMEDEIROS, A. F. de. O papel da educação escolar indígena do povo Karitiana no contexto dos impactos provocados pelas hidrelétricas em Rondônia, Amazônia Brasileira. 2018. 143 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2437-
dc.descriptionTese de Doutorado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) como requisito para obtenção do Título de Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Adnilson de Almeida Silva Coorientador (a): Profª Dra. Simone Athayde.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa analisa o papel da escola indígena no contexto dos impactos socioambientais provocados pela construção de hidrelétricas na Terra Indígena Karitiana, Rondônia, Amazônia brasileira. A pesquisa priorizou a compreensão de como a escola participou do processo de resistência e consulta e como tem contribuído para o enfretamento dos problemas decorrentes dessas mudanças. Aborda a concepção atual de educação escolar indígena como diferenciada, específica, intercultural e bilíngue, a partir da compreensão desse espaço como lugar de reflexão crítica, de exercício para cidadania e autonomia indígena. O estudo aponta para o fato de que, embora a educação escolar indígena tem sido imposta como mais um demarcador territorial sobre os povos originários, através de reivindicação e lutas, ela se transformou em uma ferramenta para promover o empoderamento político e técnico dos povos indígenas. O desenho metodológico apoiou-se em estudo de caso com abordagem qualitativa, além da pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com professores indígenas e pessoas da comunidade. Quanto ao referencial teórico, optou-se pelos estudos realizados sobre a temática de impactos socioambientais e educação indígena que fundamentam as Políticas Públicas e os documentos oficiais. Os resultados da investigação apontam que a educação indígena ainda não consegue romper com a cartilha dos conteúdos pré-estabelecidos pelo sistema de ensino e ignora as questões latentes na comunidade e não consegue estruturar-se como uma escola diferenciada e específica que dialogue com a comunidade para promover a sua autonomia e identidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-20T19:37:42Z No. of bitstreams: 1 Tese ADRIANA RANCISCA DE MEDEIROS.pdf: 4370967 bytes, checksum: c6035617003612f2838649e452141342 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:03:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese ADRIANA RANCISCA DE MEDEIROS.pdf: 4370967 bytes, checksum: c6035617003612f2838649e452141342 (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjecteducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectkaritianapt_BR
dc.subjectimpactospt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleO papel da educação escolar indígena do povo Karitiana no contexto dos impactos provocados pelas hidrelétricas em Rondônia, Amazônia Brasileirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Tese)

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