Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mariconi, Mariane Ribela | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T15:18:43Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T15:18:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | MARICONI, M. R. Concepções dos terapeutas ocupacionais sobre os distúrbios de aprendizagem. 2017. 93f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2445 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientadora: Profª Dra. Iracema Neno Cecilio Tada. | pt_BR |
dc.description.abstract | A medicalização da Educação tem sido tema de pesquisas no campo da Psicologia e da Educação, com ênfase em dados coletados junto aos professores, psicólogos, médicos, orientadores educacionais e gestores. A presente pesquisa, realizada com Terapeutas Ocupacionais, objetivou analisar a compreensão destes profissionais sobre os distúrbios de aprendizagem, tendo como aporte teórico a Psicologia Escolar Crítica. Utilizou-se como abordagem metodológica do estudo, a pesquisa qualitativa descritiva, o instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada gravada em áudio. Participaram da pesquisa quatro terapeutas ocupacionais que atuam diretamente atendendo e/ou avaliando crianças e adolescentes a elas encaminhadas, com diagnóstico de distúrbio de aprendizagem da região Metropolitana da Grande Vitória no estado do Espírito Santo. Na análise dos dados é possível perceber que o tema distúrbio de aprendizagem surge para as profissionais quando iniciam o exercício de sua prática profissional. Relataram que este tema foi abordado de maneira superficial durante sua formação inicial. Apontam que os encaminhamentos estão sendo realizados para se obter o controle sobre os educandos, posicionando-se contrárias a esta prática que contribui para a medicalização da Educação. Algumas das entrevistadas buscam manter diálogo com os atores escolares a respeito dos alunos com dificuldades de aprendizagem a elas encaminhadas, mas sentem dificuldades nesta parceria. Destaca-se à importância de discussões sobre o tema aqui estudado na área da Terapia Ocupacional com relação à Educação, pois, como visto, a profissão tem ainda grande influência na formação de suas correntes teóricas iniciais do campo biológico. Verificou-se que é necessário maior destaque para a compreensão dos fatores sociais, econômicos e políticos, fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem e contribuem para a medicalização da Educação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-15T13:19:10Z No. of bitstreams: 1 CONCEP____ES DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS SOBRE OS DISTURB__OS DE APRENDIZAGEM.pdf: 1436145 bytes, checksum: 766de9d1fc5224ad341c61d9df4f1aec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:18:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONCEP____ES DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS SOBRE OS DISTURB__OS DE APRENDIZAGEM.pdf: 1436145 bytes, checksum: 766de9d1fc5224ad341c61d9df4f1aec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:18:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONCEP____ES DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS SOBRE OS DISTURB__OS DE APRENDIZAGEM.pdf: 1436145 bytes, checksum: 766de9d1fc5224ad341c61d9df4f1aec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-01T15:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONCEP____ES DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS SOBRE OS DISTURB__OS DE APRENDIZAGEM.pdf: 1436145 bytes, checksum: 766de9d1fc5224ad341c61d9df4f1aec (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Medicalização | pt_BR |
dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar Crítica | pt_BR |
dc.title | Concepções dos terapeutas ocupacionais sobre os distúrbios de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONCEP____ES DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS SOBRE OS DISTURB__OS DE APRENDIZAGEM.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.