Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2448
Title: Análise da atividade em uma biblioteca universitária de uma instituição pública na Amazônia
Authors: Oliveira, Camila Lima Chaves
Keywords: Clínica da Atividade
Oficina de Fotos
Saúde do Trabalhador
Bibliotecas
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Camila Lima Chaves. Análise da atividade em uma biblioteca universitária de uma instituição pública na Amazônia. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Psicologia – Mestrado (MAPSI). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Abstract: Este estudo apresenta os resultados da pesquisa realizada em uma biblioteca universitária de uma instituição pública na Amazônia. Teve como objetivo a análise coletiva do trabalho dos bibliotecários, e como objetivos específicos: a) conhecer os laços tecidos entre os servidores para enfrentar os imprevistos que constituem a realidade de trabalho na biblioteca; b) descrever as formas de organização e gestão do trabalho que impõem dificuldades na realização das atividades; e c) analisar as relações que se efetivam entre os bibliotecários, possibilitando a ampliação do poder de agir dos trabalhadores, com vistas à transformação de algumas situações de impedimentos no trabalho. Para atingir os objetivos apresentados, optou-se pelo método qualitativo Oficina de Fotos, que se fundamenta no eixo teórico utilizado nesta pesquisa: a Clínica da Atividade. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma reunião de apresentação do projeto aos bibliotecários. Para os participantes que aceitaram contribuir com a pesquisa, de forma voluntária, foi apresentado como procedimento ético um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e, após, a assinatura dos termos. Na segunda etapa foi realizada a produção das imagens das atividades de trabalho das bibliotecárias, inicialmente acompanhadas pela pesquisadora e, posteriormente, conduzidas apenas pelas participantes. Após a produção, em uma terceira etapa, foi realizada uma reunião de reconstituição das atividades, por meio das fotografias, na qual foi realizada uma análise do trabalho tendo como co-analistas as bibliotecárias participantes. A reconstituição foi gravada e transcrita pela pesquisadora, que dividiu os diálogos em cinco categorias de análise: o Sistema Integrado de Gestão Universitária (SINGU); política de funcionamento e regimento interno da biblioteca universitária; aquisição de livros; rotatividade dos servidores da instituição; e o enfrentamento dos imprevistos do real da atividade na biblioteca. Como última etapa, realizou-se um seminário de validação das oficinas de fotos, no qual foram validadas as análises coletivas do trabalho. Com este estudo, conclui-se que há um processo de mudanças no serviço público com impacto nos processos e relações de trabalho, a implantação de modelos de gestão que exigem do trabalhador polivalência, eficiência e produtividade, sobrecarregando os trabalhadores nas tarefas diárias. Mas, mesmo diante das dificuldades encontradas as bibliotecárias mobilizam-se coletivamente permitindo que mantenham o poder de agir sobre as situações de impedimento e estilização do gênero profissional.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Psicologia – Mestrado (MAPSI). Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Orientadora: Profª. Drª. Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2448
Appears in Collections:MAPSI/PVH - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Camila Lima Chaves Oliveira.pdf3,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.