Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcanti, Naianne Machado-
dc.date.accessioned2019-04-01T15:34:36Z-
dc.date.available2019-04-01T15:34:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, N. M. Síndrome de Bournout e estratégias de enfrentamento em docentes do Instituto Federal de Rondônia. 2018. 106f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2459-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Dr. Luís Alberto Lourenço de Matospt_BR
dc.description.abstractA Síndrome de Burnout é um fenômeno que surge como uma resposta crônica a fatores interpessoais estressantes, que incidem sobre as condições de trabalho, levando o indivíduo a experimentar sentimentos de exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi identificar a presença da síndrome de Burnout e sua associação com as estratégias de enfrentamento aos estressores laborais em docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena. A amostra foi composta por 40 docentes, que responderam os seguintes questionários: questionário sociodemográfico e profissional, Maslach Burnout Inventory e o Inventário de estratégias de coping de Folkman e Lazarus. Os resultados encontrados na pesquisa mostraram um elevado percentual de docentes com a síndrome de Burnout (62,50%) já instalada e um percentual considerável de docentes com tendência ao desenvolvimento da síndrome (17,50%). Considerando os objetivos específicos da pesquisa, os resultados revelam que 100% dos docentes apresentam sentimentos de Despersonalização (45% média Despersonalização e 55% alta Despersonalização), o que pode ser revelador de desgaste nas relações interpessoais, bem como estar comprometendo a sua sensibilidade emocional. No tocante à dimensão Exaustão Emocional, considerada a dimensão inicial e central da síndrome de Burnout, 55% dos professores apresentam resultados médios e altos (35% média Exaustão e 20% alta Exaustão). Em relação à Realização Profissional, 100% dos professores apresentam baixa Realização (2,50% média e 97,50% baixa Realização Profissional). Esta dimensão foi a que mostrou os resultados mais preocupantes, pois a baixa Realização está relacionada à avaliação negativa das atividades desempenhadas e das condições de trabalho, produzindo sentimentos de baixa autoestima e de insatisfação com o trabalho realizado. Esses resultados podem contribuir para ampliar a discussão a respeito da complexidade do trabalho docente e da multidimensionalidade do Burnout para que as instâncias responsáveis se posicionem frente à constatação do problema e passem a elaborar políticas públicas de atenção à saúde docente, pois atualmente a categoria docente vem sendo, na maioria das vezes, esquecida pelas políticas públicas de assistência ao trabalhador.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-18T20:25:32Z No. of bitstreams: 1 Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento - Naianne Machado.pdf: 973758 bytes, checksum: bff0acb6c6d1ab5b924f3a4f5ccc917a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:34:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento - Naianne Machado.pdf: 973758 bytes, checksum: bff0acb6c6d1ab5b924f3a4f5ccc917a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-01T15:34:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento - Naianne Machado.pdf: 973758 bytes, checksum: bff0acb6c6d1ab5b924f3a4f5ccc917a (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBurnoutpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.titleSíndrome de Bournout e estratégias de enfrentamento em docentes do Instituto Federal de Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento - Naianne Machado.pdf950,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.