Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2464
Title: Nas tramas do trauma: uma proposta de análise de sinfonia em branco, de Adriana Lisboa
Authors: Santos, Querla Mota dos
Keywords: Literatura
Violência
Mulher
Lisboa
Candido
Issue Date: 2018
Citation: SANTOS, Querla Mota dos. Nas tramas do trauma: uma proposta de análise de sinfonia em branco, de Adriana Lisboa. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Abstract: A violência contra a mulher afronta tanto os Direitos Humanos que, em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a ONU Mulheres, a fim de resguardá-los. Tal violência no Brasil pode ser analisada como efeito do patriarcalismo estabelecido desde a sua colonização e reforçado por um conjunto de discursos religiosos, médicos, políticos, jurídicos, publicitários, dentre outros. Propõe-se, neste estudo, a partir do método crítico sociológico de Antonio Candido, analisar como essa violência constitui Sinfonia em Branco, de Adriana Lisboa, configurando-se como interno da obra. Utilizou-se, principalmente, as teorias de Enrique Dussel, sobre o processo de encobrimento do Outro; quanto à memória, Maurice Halbwachs e Márcio-Seligmann-Silva; Stuart Hall e Gayatri Spivak, sobre identidade. Conclui-se, principalmente, que a violência contra a mulher constitui Sinfonia, enquanto interno e externo, e agrega à narrativa uma multiplicidade de vozes que ecoam os valores de uma sociedade patriarcal, ao mesmo tempo que os contestam.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Profa. Dra. Mara Genecy Centeno Nogueira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2464
Appears in Collections:MEL/PVH - Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QUERLA - Dissertação-Versão após defesa.pdf979,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.