Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2466
Title: Formação pedagógica dos bacharéis da área de gestão e negócios: problematizando a ação docente no IFRO
Authors: Junio, Samuel dos Santos
Keywords: Formação pedagógica de professores bacharéis
Educação profissional
Prática pedagógica
Issue Date: 2017
Citation: JUNIO, Samuel dos Santos. Formação pedagógica dos bacharéis da área de gestão e negócios: problematizando a ação docente no IFRO. 2017. 131p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar), Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo diagnosticar as necessidades de formação pedagógica do corpo docente da área de Gestão e Negócios do IFRO, elaborando coletivamente propostas para suprir as possíveis necessidades de formação identificadas. A temática formação inicial e continuada de professores vem se constituindo como um campo forte na pesquisa educacional, basta atentarmos a eventos e publicações especializadas da área. É também foco de interesse na constituição de políticas públicas de educação. Nesta perspectiva, este trabalho discute a formação pedagógica dos bacharéis com a seguinte questão norteadora: como pode ocorrer o processo de formação continuada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, de modo que atenda aos problemas relacionados à falta de formação pedagógica dos docentes bacharéis e que, ao mesmo tempo, se adeque às especificidades do ensino técnico profissional? Os principais objetivos são: a) investigar as necessidades de formação pedagógica do corpo docente da área de Gestão e Negócios do IFRO; b) verificar as principais dificuldades relacionadas à prática pedagógica dos professores com formação de bacharel, suas necessidades com relação ao suporte pedagógico da equipe pedagógica do campus, suas opiniões acerca da formação continuada e sugestões de como essa formação poderia ocorrer na realidade em que estão inseridos; e c) construir, coletivamente, um plano de ação interno de formação continuada. Quanto aos aspectos metodológicos, adotamos a pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação e foco em uma proposta de intervenção na realidade profissional cuja temática é a formação continuada de professores da educação profissional. A pesquisa foi desenvolvida sob uma orientação metódica, calcada na metodologia de pesquisa-ação em educação, o aporte teórico baseou-se, principalmente, nos estudos sobre formação inicial e continuada de professores. O corpus da pesquisa foi composto pelas falas produzidas por professores bacharéis, participantes da pesquisa, nas reuniões grupais. Assim, os relatos dos encontros durante a pesquisa mobilizaram as ações que a compuseram, bem como o seu relatório. Dessas ações (plano de ação interno), destacam-se a construção de uma Formação Pedagógica da Educação Profissional no Ambiente Virtual de Aprendizagem e um Curso de Aperfeiçoamento em Profissionalização Docente já institucionalizados e em implementação pelo Departamento de Apoio ao Ensino e com apoio de professores com experiência na área. Desta forma, a pesquisa-ação proporcionou a identificação do perfil dos participantes da pesquisa, por meio dos encontros com o grupo que proporcionou que os professores bacharéis tivessem a oportunidade de falar acerca da sua prática pedagógica, suas principais dificuldades no que diz respeito à prática pedagógica, suas necessidades com relação ao suporte pedagógico da equipe da pedagógica do campus, suas opiniões acerca da formação continuada e sugestões de como essa formação poderia ocorrer na realidade em que estão inseridos.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho. Orientadora: Profa. Dra. Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2466
Appears in Collections:PPGEE/MEPE - Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Samuel dos Santos - Final.pdf4,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.