Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJunio, Samuel dos Santos-
dc.date.accessioned2019-04-01T15:42:09Z-
dc.date.available2019-04-01T15:42:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationJUNIO, S. dos S. Formação pedagógica dos bacharéis da área de gestão e negócios: problematizando a ação docente no IFRO. 2017. 131p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2466-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Profª. Drª. Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo diagnosticar as necessidades de formação pedagógica do corpo docente da área de Gestão e Negócios do IFRO, elaborando coletivamente propostas para suprir as possíveis necessidades de formação identificadas. A temática formação inicial e continuada de professores vem se constituindo como um campo forte na pesquisa educacional, basta atentarmos a eventos e publicações especializadas da área. É também foco de interesse na constituição de políticas públicas de educação. Nesta perspectiva, este trabalho discute a formação pedagógica dos bacharéis com a seguinte questão norteadora: como pode ocorrer o processo de formação continuada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, de modo que atenda aos problemas relacionados à falta de formação pedagógica dos docentes bacharéis e que, ao mesmo tempo, se adeque às especificidades do ensino técnico profissional? Os principais objetivos são: a) investigar as necessidades de formação pedagógica do corpo docente da área de Gestão e Negócios do IFRO; b) verificar as principais dificuldades relacionadas à prática pedagógica dos professores com formação de bacharel, suas necessidades com relação ao suporte pedagógico da equipe pedagógica do campus, suas opiniões acerca da formação continuada e sugestões de como essa formação poderia ocorrer na realidade em que estão inseridos; e c) construir, coletivamente, um plano de ação interno de formação continuada. Quanto aos aspectos metodológicos, adotamos a pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação e foco em uma proposta de intervenção na realidade profissional cuja temática é a formação continuada de professores da educação profissional. A pesquisa foi desenvolvida sob uma orientação metódica, calcada na metodologia de pesquisa-ação em educação, o aporte teórico baseou-se, principalmente, nos estudos sobre formação inicial e continuada de professores. O corpus da pesquisa foi composto pelas falas produzidas por professores bacharéis, participantes da pesquisa, nas reuniões grupais. Assim, os relatos dos encontros durante a pesquisa mobilizaram as ações que a compuseram, bem como o seu relatório. Dessas ações (plano de ação interno), destacam-se a construção de uma Formação Pedagógica da Educação Profissional no Ambiente Virtual de Aprendizagem e um Curso de Aperfeiçoamento em Profissionalização Docente já institucionalizados e em implementação pelo Departamento de Apoio ao Ensino e com apoio de professores com experiência na área. Desta forma, a pesquisa-ação proporcionou a identificação do perfil dos participantes da pesquisa, por meio dos encontros com o grupo que proporcionou que os professores bacharéis tivessem a oportunidade de falar acerca da sua prática pedagógica, suas principais dificuldades no que diz respeito à prática pedagógica, suas necessidades com relação ao suporte pedagógico da equipe da pedagógica do campus, suas opiniões acerca da formação continuada e sugestões de como essa formação poderia ocorrer na realidade em que estão inseridos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-15T15:08:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Samuel dos Santos - Final.pdf: 4314819 bytes, checksum: 98f91bdc63bb4629776f711b1401a07e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:39:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Samuel dos Santos - Final.pdf: 4314819 bytes, checksum: 98f91bdc63bb4629776f711b1401a07e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:42:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Samuel dos Santos - Final.pdf: 4314819 bytes, checksum: 98f91bdc63bb4629776f711b1401a07e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-01T15:42:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Samuel dos Santos - Final.pdf: 4314819 bytes, checksum: 98f91bdc63bb4629776f711b1401a07e (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação pedagógica de professores bacharéispt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleFormação pedagógica dos bacharéis da área de gestão e negócios: problematizando a ação docente no IFROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Samuel dos Santos - Final.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.