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Title: Os jogos educativos nas práticas ambientais: um estudo na escola agrícola "José Cezário Menezes de Barros", Humaitá-AM
Authors: Pinto, Alline Penha
Keywords: Jogos Educativos
Práticas ambientais
Educação Ambiental
Ludicidade
Issue Date: 2018
Citation: PINTO, Alline Penha. Os jogos educativos nas práticas ambientais: um estudo na escola agrícola "José Cezário Menezes de Barros", Humaitá-AM. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu- Mestrado Profissional em Educação Escolar da Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018
Abstract: Esta Dissertação tem como objetivo investigar de que modo os jogos educativos contribuem para a formação do conhecimento no campo da Educação Ambiental, tendo como sujeitos principais, os estudantes da “Escola Agrícola José Cezário Menezes de Barros”. Objetivou-se primeiramente compreender a percepção dos professores das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física, Matemática e Geografia, quanto à utilização dos jogos educativos para o ensino dos temas transversais na Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação por meio de intervenções em forma de oficinas de confecção e utilização dos jogos educativos confeccionados com material reciclável, pelos estudantes do 8º e 9º ano juntamente com os professores da “Escola Agrícola José Cezário Menezes de Barros”, Humaitá. A pesquisa foi delineada em três etapas. A primeira constituída por três intervenções ocorridas de março a abril de 2017: na primeira intervenção, houve a sensibilização dos alunos do 8º e 9º anos da Escola Agrícola, bem como os seus respectivos professores das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física, Matemática e Geografia; na segunda intervenção houve a exibição do filme da Turma da Mônica “Um plano para salvar o Planeta”; a terceira intervenção foi feita pela pesquisadora juntamente com os professores e alunos através de um grupo focal. A segunda etapa foi constituída por três oficinas para confecção de jogos educativos que se referem às disciplinas de educação física e matemática geografia e ciências naturais e bolsas de lona de banners. Como resultado dessas oficinas foram confeccionados, tabuleiro e peças de xadrez, tabuleiros e peças de dama, jogos da memória de ciências naturais, geografia, matemática e educação ambiental, caça-palavras de órgãos do corpo humano, dominó de geografia e matemática, trilha do meio ambiente, jogo da velha e diversos jogos lúdicos. Os resultados apontam para três categorias de análise: a) Percepção Ambiental que apresenta as características de pensar e de identificar as questões relacionadas ao espaço e a territorialidade amazônica; b) Conscientização e Sensibilização Ambiental que trata a respeito de como os alunos e professores possuem a consciência e a sensibilidade ambiental; c) Ludicidade na Educação Ambiental: a confecção dos jogos educativos e sua relação com as atividades desenvolvidas no espaço escolar. Evidenciou-se nesta pesquisa que por um lado todos os alunos mostraram grande interesse e motivação diante da proposta de jogos educativos como recurso pedagógico das diversas disciplinas e que o aprendizado lúdico pode ser construído de forma prazerosa. Os jogos em geral permitiram uma cooperação fantástica entre os pares envolvidos, favorecendo essa interação e o interesse também pela temática na educação ambiental. No entanto, aos professores mostrou preocupação ao ser enfatizado que para a confecção dos jogos precisariam dispor de tempo para tal.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu- Mestrado Profissional em Educação Escolar da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Clarides Henrich de Barba
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2468
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