Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2472
Título: Alegorias do trauma ditatorial: violência e memória em Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva
Autor(es): Sousa, Rodrigo Diniz
Palavras-chave: Ditadura militar
Trauma
Alegoria
Autobiografia
Memória
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, R. D. Alegorias do trauma ditatorial: violência e memória em Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de análise da autobiografia Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva, publicada em 1982. Ao longo de três capítulos, buscamos responder às seguintes perguntas: como o período ditatorial brasileiro está representado na autobiografia Feliz ano velho? E como a narração do trauma ditatorial pode não só contestar o passado, mas também atualizá-lo? No primeiro capítulo, relacionamos a vida do autor, a obra e o contexto histórico sobre o qual esta versa, na tentativa de compreender o meio social como material influente para a obra. No segundo capítulo, em uma primeira parte, discorremos sobre a violência ditatorial, bem como sobre os traumas dela advindos. Em virtude do papel da escrita no processo de superação traumática, empregamos estudos desenvolvidos por Sigmund Freud (1996), Sandór Ferenczi (1992), Marcelo e Maren Viñar (1992), bem como por Seligmann-Silva (2008; 2009), para desenvolver nossas considerações. Em uma segunda parte, falamos sobre a relação existente entre alegoria e memória. Para tal, recorremos a autores como Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Walter Benjamin (1987) e Idelber Avelar (2003). No capitulo três, em um primeiro momento, apresentamos uma proposta de leitura alegórica de Feliz ano velho, segundo a qual a paralisia física de Marcelo Rubens Paiva é tomada como uma paralisia da sociedade frente aos mandos e desmandos ocorridos durante o período ditatorial. Na segunda parte deste capítulo, falamos sobre as características do gênero literário autobiografia em Phillipe Lejeune (2008), destacando Feliz ano velho como obra pertencente a esse gênero.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profa. Dra. Ana Paula Cantarelli.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2472
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-----PRONTA 23.05.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.